Levy diz que austeridade fiscal vai continuar

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro vai continuar com sua disciplina fiscal e trabalhar para reduzir os gastos públicos no futuro, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quinta-feira.
Em teleconferência com investidores organizada pelo banco JP Morgan, Levy disse que a redução das metas fiscais para 2015, 2016 e 2017, anunciada na quarta-feira, não deve ser interpretada como um relaxamento do programa de austeridade em curso.
"Temos que ficar de olho no fiscal, na disciplina dos gastos e isso tem sido duro", disse Levy na teleconferência, ressaltando que o governo vai continuar buscando receitas adicionais.
O ministro também mostrou confiança que o Brasil conseguirá evitar a perda do grau de investimento pelas agências de classificação de risco. Ele ressaltou que o principal foco das agências de ratings é o crescimento, e que este será retomado com a melhora da confiança na gestão econômica.
O temor que a redução das metas de superávit primário leve as agências de rating a tirarem do Brasil o grau de investimento causou estresse no mercado nesta quinta-feira. O dólar subiu 2 por cento e encostou em 3,30 reais, enquanto a Bovespa recuou 2 por cento.
Levy também se mostrou confiante que o Congresso Nacional irá aprovar medidas para melhorar as contas públicas e simplificar os impostos.
(Por Alonso Soto)
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron