Na Folha: Cresce temor no governo de que Brasil perca selo de bom pagador
O governo já admite oficialmente que a volta do crescimento econômico ficou para o final do ano, e a equipe econômica teme agora que a agência de avaliação de risco Standard & Poor's coloque a nota brasileira em perspectiva negativa, o que forçaria uma alta de juros brasileiros.
Na escala da S&P, o Brasil está apenas no último degrau do grau de investimento, atestado de bom pagador, com perspectiva neutra –que significa que não há motivos para que seja alterada.
A perspectiva negativa indicaria que ele poderia passar a grau especulativo em breve, o que faz com que investidores exijam juros maiores para compensar o risco.
Esse movimento, se for confirmado, preocupa o governo Dilma também porque irá trazer mais pressão de alta para o dólar.
Segundo a Folha apurou, assessores presidenciais temem que a mudança da meta de superavit primário, de 1,1% para 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto), possa alterar os planos da S&P.
1 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG
E o selo de mal "emprestador" também deveria ter... Afinal de contas um não vive sem o outro...
Outro selo que deveria ser criado é de participação de um pais com relação a ajuda aos sub desenvolvidos na questão da fome, principalmente na África...Tipo paises que mais ajudam e se dedicam a criar um mundo mais justo e leal...Temos a ONU, mas está demonstrado que fracassou totalmente em suas atribuições aja visto os constantes conflitos existentes, principalmente o da Palestina...Uma classificação em painel dos paises acho que ajudaria bastante., O problema é quem ficaria com esta atribuição,porque a corrupção campeia e antes mesmo de formalizar uma idéia, já vem lá a turminha do conchavo e da proteção...