Declínio da economia russa desacelera mas recuperação ainda esta longe

Por Jason Bush e Alexander Winning
MOSCOU (Reuters) - O forte declínio da economia russa pode ter quase encerrado seu ciclo, mostraram dados oficiais divulgados nesta terça-feira, diante da enorme desvalorização do rublo e pesados gastos do governo em medidas anticrise.
As perspectivas de recuperação, porém, são nebulosas, com muitos analistas alertando sobre uma retomada lenta na melhor das hipóteses.
A economia recuou como resultado de sanções do Ocidente ligadas ao conflito da Ucrânia e ao colapso no ano passado do preço do petróleo. No entanto, agora o declínio aparentemente foi contido.
Embora o Produto Interno Bruto (PIB) tenha continuado a cair em termos anuais em junho --queda de 4,2 por cento ante 4,8 por cento em maio-- a produção recuou apenas 0,1 por cento na comparação mensal, em números ajustados sazonalmente.
O número soma-se a outros dados recentes, levando analistas a concluir que o declínio está perto do limite inferior --um fio de esperança para dados que ainda mostram a maioria dos indicadores macroeconômicos em forte queda em comparação ao ano anterior.
"É um pouco prematuro falar sobre recuperação em termos sequenciais, que de fato está por vir", disse o economista da VTB Capital Alexander Isakov. "Mas em termos de comparações anuais --o número principal em que todos se concentram-- estamos perto do limite inferior".
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron