Ações gregas despencam depois de cinco semanas sem negociações

Por George Georgiopoulos e Angeliki Koutantou
ATENAS (Reuters) - O mercado acionário da Grécia sofria fortes perdas nesta segunda-feira, despencando quase 23 por cento na abertura antes de recuperar-se um pouco, depois de cinco semanas fechado por temores de que o país estava prestes a ser forçado a deixar a zona do euro.
Um gestor de fundos descreveu o movimento como "comportamento de manada" e disse que poucas pessoas estão comprando.
O principal índice de Atenas caía 17,07 por cento, às 7h59 (horário de Brasília), após a queda inicial que foi maior que qualquer perda em um dia registrada na bolsa. Em comparação, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,64 por cento.
As ações do setor bancário, que são cerca de 20 por cento do índice grego, eram particularmente atingidas. O papel do National Bank of Greece, maior banco comercial do país, despencava 30 por cento, o limite diário de volatilidade. O índice geral do setor bancário também tinha perdas de 29,9 por cento.
"Parece que as ações de bancos terão mais espaço para cair na terça-feira antes que as ofertas surjam", disse o gestor de fundos, que não quis ser identificado. "Vai demorar alguns dias para que o mercado se equilibre".
"Companhias não financeiras terão um desempenho melhor que os bancos, já que suas perspectivas são melhores e estão menos expostos ao mercado doméstico", disse o analista da Beta Securities Manos Chatzidakis.
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron