Brasil entrou em recessão a partir do 2º trimestre de 2014, diz FGV
O Brasil entrou em recessão desde o segundo trimestre de 2014, segundo um relatório da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta terça-feira (4).
No estudo, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace) aponta que houve um pico no ciclo de negócios brasileiro no primeiro trimestre do ano passado, que representou o fim de 20 trimestres de expansão econômica – que havia se iniciado no segundo trimestre de 2009.
Definições de recessão
A definição de recessão usada no relatório é diferente da chamada recessão técnica. Esta última é caracterizada por dois trimestres consecutivos de contração no Produto Interno Brasileiro (PIB) – por esta definição, a última recessão foi registrada no início de 2009.
Já o Codace define como recessão a "fase cíclica marcada pelo declínio na atividade econômica disseminada entre diferentes setores econômicos". Por essa metodologia, o comitê aponta, que desde o início da recessão até o primeiro trimestre deste ano, houve uma taxa média de contração de 1,1% em termos anualizados.
Leia a notícia na íntegra no site G1.
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron