Governo recebe bem pacote anticrise de Renan
O governo recebeu bem o pacote anticrise apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na segunda-feira. A equipe econômica estuda as sugestões apresentadas por Renan e acredita que as medidas podem indicar um "novo caminho". Uma das propostas que mais agradaram ao Planalto foi a que propõe metas para a manutenção do emprego.
O pacote foi apresentado por Renan e aliados aos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Edinho Silva (Comunicação Social) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Ao todo, são 27 propostas legislativas divididas em três grandes eixos: a melhoria da proteção social, do equilíbrio fiscal e do ambiente de negócios.
Entre os projetos sugeridos está um novo modelo de financiamento do Sistema Público de Saúde (SUS), além da realização de duas reformas tributárias: uma envolvendo o ICMS e outra do PIS/Cofins.
Para o Planalto, a pauta de Renan é a chance que o governo tem para montar uma "agenda positiva" e tentar desviar o foco das ameaças de impeachment enfrentadas pela presidente. Além disso, o fato de a agenda ter sido sugerida por Renan dá protagonismo ao presidente do Senado num momento em que o governo precisa dele para rejeitar a chamada pauta-bomba de votações, que aumenta os gastos da União. A aproximação com Renan também ajudaria a isolar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que rompeu com o governo.
Leia a notícia na íntegra no site Veja.com
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron