Moody's diz que Vale não é afetada por rebaixamento de rating soberano

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's disse nesta quarta-feira que o rating da Vale não foi afetado pelo rebaixamento da nota soberana do Brasil, já que a mineradora tem uma posição competitiva que fornece isolamento razoável do ambiente macroeconômico e político do país.
A Moody's rebaixou na terça-feira o rating soberano do Brasil para "Baa3", última nota dentro da faixa considerada como grau de investimento, mas alterou a perspectiva da nota para "estável" ante "negativa", sinalizando que o selo de bom pagador do país deve ser mantido no curto prazo.
"A forte posição competitiva da Vale como a maior produtora de minério de ferro e de níquel do mundo, e um negócio que atrai 85 por cento de suas receitas de fora do Brasil, fornecem isolamento razoável do ambiente macroeconômico e político do Brasil e tornam a Vale menos vulnerável a um declínio na qualidade do crédito soberano", afirmou em nota a vice-presidente e analista sênior da Moody's Barbara Mattos.
Em maio, a Moody's alterou a perspectiva do rating Baa2 da Vale para negativa, e nesta quarta-feira descartou qualquer melhora de rating até pelo menos meados de 2016.
A atual perspectiva negativa reflete a deterioração nos fundamentos de mercado para minério de ferro e metais básicos, em um período em que Vale está passando por forte expansão.
A agência ponderou que a companhia brasileira tem operações e resultados, em certa medida, expostos a fatores como taxas de juros, câmbio e inflação. No entanto, o benefício a partir da desvalorização do real --de 29 por cento acumulado de 2015-- mais do que compensa a pressão inflacionária sobre os custos.
Apesar da ampla exposição da companhia ao BNDES, que poderia ter disponibilidade de recursos influenciados por fatores macroeconômicos e políticos, a Moody's ressaltou que a mineradora tem amplo acesso ao financiamento externo.
A agência também não vê riscos de aumento de impostos pelo governo que poderiam impactar de forma relevante a Vale.
(Por Marta Nogueira)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC