Bovespa fecha em leve queda em sessão com giro fraco e sem Wall St

Publicado em 30/05/2016 17:46

logo mini reuters noticias

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou com o seu principal índice em leve queda nesta segunda-feira, após sessão sem tendência definida e giro financeiro reduzido devido à ausência do referencial de Wall Street em razão de feriado nos Estados Unidos.

O Ibovespa caiu 0,18 por cento, a 48.964 pontos. O volume financeiro da sessão somou 2,1 bilhões de reais contra média diária em 2016 de 7,189 bilhões de reais.

A manutenção de ruídos políticos e apreensão com a aprovação de medidas fiscais respaldaram alguma cautela, enquanto a expectativa de entrada em vigor no final da terça-feira da revisão do índice global MSCI e suas subdivisões, incluindo a do Brasil, também pesou.

O Credit Suisse estima uma saída líquida de mais de 1 bilhão de reais da Bovespa em razão do rebalanceamento, que incluiu as ações da geradora de energia AES Tiête e excluiu as ações da empresa de educação Estácio Participações e da companhia de comércio eletrônico B2W.

No exterior, o mercado acionário norte-americano esteve fechado em razão do "Memorial Day".

DESTAQUES

- PETROBRAS fechou com as preferenciais em alta de 1,82 por cento, após uma abertura mais fraca, conforme o petróleo firmou-se em território positivo. Além disso, Aldemir Bendine renunciou ao cargo de presidente-executivo da petroleira em carta enviada ao Conselho de Administração, abrindo caminho para Pedro Parente, indicado pelo Palácio do Planalto, ocupar a posição, segundo uma fonte com conhecimento direto do assunto.

- EMBRAER caiu 2,15 por cento, conforme o dólar firmou-se em queda ante o real, enfraquecendo outras companhias que se beneficiam da alta da moeda norte-americana, entre elas as fabricantes de celulose Suzano e Fibria, apesar de anúncio de alta de preços pela última nesta sessão e pela Suzano na semana passada.

- BANCO DO BRASIL valorizou-se 1,74 por cento, recuperando-se após forte perda na semana passada, quando o papel sofreu com o anúncio de extinção do Fundo Soberano, que detém quantia relevante de ações do banco. Nesta segunda-feira, em evento em São Paulo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que não há pressa na venda de ações do fundo.

- USIMINAS caiu 2,35 por cento, em dia sem viés único entre as siderúrgicas, com GERDAU também recuando, mas menos, enquanto CSN avançou 0,93 por cento.

- MRV cedeu 0,91 por cento, novamente pressionada por ruídos relacionados ao programa Minha Casa Minha Vida. O jornal O Globo noticiou que o governo decidiu acabar com os subsídios concedidos aos mutuários mais pobres no programa habitacional.

- QUALICORP avançou 3,96 por cento, após desabar 7 por cento na sexta-feira pressionada por noticiário da operação Acrônimo, que investiga propina na campanha do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT).

- CIELO fechou em baixa de 1,11 por cento, em meio a informações sobre uma possível troca do comando da maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos do país. De acordo com o blog O Antagonista, Aldemir Bendine, que está deixando a presidência-executiva da Petrobras, assumirá a presidência da Cielo. A empresa não comentou. A Reuters ouviu de duas fontes com conhecimento direto do assunto que a informação não procede. Na mínima, a ação caiu 2,56 por cento.

- VALE encerrou com as preferenciais caindo 0,18 por cento, em sessão de recuo dos preços do minério de ferro na China.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário