Brexit pode ajudar agricultura, mas Brasil perde apoiador na UE, diz consultoria

Publicado em 24/06/2016 14:53
Vendas do agronegócio aos britânicos tendem a ficar mais ágeis sem as amarras da UE, avalia MacroSector; em contrapartida, Reino Unido pode privilegiar relação com os EUA

A saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como "Brexit", pode ajudar as exportações da agricultura brasileira, na avaliação de Fabio Silveira, sócio e diretor da consultoria MacroSector. Segundo ele, a agropecuária inglesa é pequena e o Brasil pode ampliar as vendas externas ao Reino Unido, sem a pressão de outros países agrícolas da UE, como a França.

"A Inglaterra é uma potência financeira, mas a agricultura é fraca. Isso é bom para o Brasil, já que a saída favorece um acordo bilateral com a Inglaterra. Por outro lado, a Inglaterra é uma das apoiadoras da aproximação do Mercosul com a União Europeia, defensora do livre comércio, e vai ser ruim para o país perder esse apoio", disse Silveira.

Segundo o economista, o Reino Unido e a Inglaterra, em particular, devem buscar a formação de um bloco de comércio com os Estados Unidos após a saída da UE. "Os ingleses preferirão fundar bloco com os Estados Unidos, rejeitando a questão histórica e a integração com a Europa".

Leia a notícia na íntegra no site da Veja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário