Defesa de Lula diz que órgão da ONU aceitou registrar acusações contra Lava Jato

Publicado em 27/10/2016 06:19

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aceitou registrar as acusações de violações dos direitos humanos feitas pelos advogados do ex-presidente contra procuradores da Lava Jato e o juiz Sérgio Moro.

Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, um dos responsáveis pela defesa de Lula, afirma que o órgão da ONU aceitou as acusações de que a Lava Jato violou direitos do ex-presidente em um "primeiro juízo de admissibilidade" e deu prazo de dois meses para o governo brasileiro apresentar "informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação".

Entre as ações de Moro e dos procuradores apontadas como violações dos direitos humanos de Lula, os advogados do ex-presidente mencionam a condução coercitiva contra Lula em março deste ano, a divulgação por Moro de conversas telefônicas do ex-presidente interceptadas com autorização da Justiça e o que os advogados afirmam ter sido antecipação de juízo contra Lula cometido por Moro.

"Avançamos mais um passo na proteção das garantias fundamentais do ex-presidente com o registro de nosso comunicado pela ONU", disse o advogado na nota.

"É especialmente importante saber que, a partir de agora, a ONU estará acompanhando formalmente as grosseiras violações que estão sendo praticadas diariamente contra Lula no Brasil."

Lula é réu em duas ações penais ligadas à Lava Jato. Em uma delas, que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal, o ex-presidente é acusado de tentar obstruir as investigações da operação. Na outra, que tramita com Moro na Justiça Federal do Paraná, ele é acusado de ter recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS por meio de um apartamento tríplex no Guarujá e pelo pagamento do armazenamento de seus bens pessoais.

É réu, ainda, em uma terceira ação penal, esta ligada à operação Janus que investiga a construtora Odebrecht, em que é acusado de receber propina para beneficiar a empreiteira na obtenção de contratos em Angola com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este processo também tramita na Justiça Federal do Distrito Federal.

A defesa de Lula afirma que ele é alvo de "lawfare" (guerra jurídica) e que foi escolhido como inimigo político a ser perseguido.

Procurada, a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná, onde Moro atua, disse que o juiz não se manifestará.

O Ministério Público Federal do Paraná, onde atuam os membros da força-tarefa da Lava Jato, também informou que não comentará.

(Por Eduardo Simões)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Defesa de Lula diz que órgão da ONU aceitou registrar acusações contra Lava Jato!!!

    Incrivel co no brasil mesmo, que um picareta como o MOLUSCO pensa que pode ir a ONU , para defender se !!

    O que um medroso e capaz de fazer para tentar escapar de salinha fria de Curitiba!?

    KKKKKKKK!!!

    O Dr Honoris causa semi analfabeto pretende o que atraves da ONU???

    Burlar a justiça de Curitiba??

    Escapar da legislação brasileira??

    Qual e a intenção dele!??

    Pedir a ONU que invada militarmente o pais para tirar o Octoploíde Nine Fingers da jaula!!??

    Melhor seria contratar o 007 ou os Rápidos e Furiosos!!

    Pelo menos dava para vender ingresos!!!

    Esse pais e uma grande piada !!

    O que pensaram de nos os países serios!??

    Melhor nem pergunto , de repente alguém me explica!!

    Feliz Natal a todos os que esperam o papai Noel que anda de saco cheio de andar de saco vazio!!

    O meu pedido para o papai Noel este ano nao e que traga nada de presente senão que leve o ex-presidente de presente pra Curitiba!!

    Que a Globo transmita ao vivo a viagem com a renas do PAPAI NOEL , se nao puderem por ocupadas serve o JAtinho da PF, e teremos mais audiencia que Roberto Carlos na véspera de NATAL!!

    ho ho ho feliz NATAL!!!

    Nos brasileriso merecemos ver

    Quem el pensa que e !!??

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      https://www.youtube.com/watch?time_continue=87&v=UmlLc8VduTU

      0