Juros dos EUA estão "relativamente restritivos", diz presidente do Fed de Chicago

Publicado em 10/05/2024 17:29

Logotipo Reuters

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira que acredita que a política monetária dos Estados Unidos está "relativamente restritiva", o que significa que os custos dos empréstimos estão pressionando a inflação para baixo.

O aumento da oferta, inclusive no lado da mão de obra, torna difícil interpretar se os fortes ganhos de emprego e o crescimento econômico indicam qualquer superaquecimento preocupante, afirmou ele em um evento em Minneapolis.

Goolsbee acrescentou que está hesitante em dar muito peso a uma inflação mais forte do que o esperado no primeiro trimestre deste ano, dado o progresso substancial da inflação observado em 2023.

Os dados que estão chegando -- especialmente sobre a inflação imobiliária -- determinarão o que o Fed precisará fazer em seguida com a política monetária, disse ele.

"No momento, não há muitas evidências, em minha opinião, de que a inflação esteja estagnada em 3%", disse Goolsbee. A inflação de moradias, no entanto, "continua sendo um quebra-cabeça e um desafio significativo em minha opinião", porque não diminuiu tão rapidamente quanto os aluguéis do mercado, e não está claro o motivo, disse.

"Há muito tempo estamos dizendo: 'a inflação imobiliária está prestes a cair' Se isso acontecer no ritmo em que pensamos, acho que começaremos a ver uma melhora geral, e ficará bastante claro que há uma pista otimista de que poderemos levar a inflação geral de volta a 2%", disse Goolsbee. "Se isso não acontecer, então teremos problemas."

(Por Ann Saphir)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário