Leite reitera pedido por perdão de parcelas da dívida do RS; destaca perda de arrecadação com tragédia

Publicado em 15/05/2024 15:50 e atualizado em 15/05/2024 16:55

Logotipo Reuters

(Reuters) - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reiterou nesta quarta-feira o pedido ao governo federal para que perdoe parte da dívida do Estado com a União devido à tragédia climática que atingiu o local.

Em cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para anúncio de novas medidas do governo federal para o Rio Grande do Sul, Leite disse que é preciso colocar "no radar" que o Estado terá perda de arrecadação com a tragédia.

Leite disse que o Estado vai precisar de apoio de recursos para compensar a perda arrecadatória e conseguir transformar a suspensão da dívida em investimentos para a reconstrução.

Na segunda-feira, o governo federal anunciou que vai suspender o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, o que representará a postergação de obrigações no valor de 11 bilhões de reais, além de perdoar os juros do período, o que equivale a mais 12 bilhões de reais.

Leite agradeceu a medida, mas pediu que o governo federal perdoe esses pagamentos em definitivo devido aos estragos causados pelas chuvas no Estado.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário