Grãos sobem na CBOT com clima quente e seco nos EUA; mercado aguarda USDA
Na manhã desta quinta-feira (11), dia em que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu novo relatório de oferta e demanda, os contratos futuros dos grãos operam em alta na Bolsa de Chicago. Na soja, por volta das 8h (horário de Brasília), os primeiros vencimentos subiam mais de 10 pontos.
De acordo com a agência internacional Bloomberg, além dos fundamentos positivos, o mercado observa com muita atenção o desenvolvimento do clima nos Estados Unidos. o risco de os dias mais quentes e e secos prejudicarem o desenvolvimento das lavouras norte-americanas.
Um relatório da DTN mostra que um padrão mais seco e quente pode se desenvolver no Meio-Oeste a partir da próxima semana, aumentando o estresse para as plantações de soja e milho, especialmente nos estados de Kansas e Nebraska.
Estimativas para o relatório - USDA pode reduzir estoques de soja dos EUA da safra velha e aumentar para safra nova
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga, nesta quinta-feira (11), seu novo relatório mensal de oferta e demanda e o mercado já conta com algumas expectativas sobre os números.
Para a soja, segundo um levantamento feito por agências nacionais e internacionais, o órgão deverá trazer um aumento em suas estimativas para os estoques norte-americanos da safra nova. A projeção dos analistas é de que o chamado carryover fique em 7,35 milhões de toneladas, contra 7,21 milhões de toneladas estimadas em junho.
Por outro lado, o mercado acredita que o departamento irá reportar estoques finais menores para a temporada 2012/13 passando de 3,4 milhões de toneladas, do boletim de junho, para 3,29 milhões de toneladas.
No caso do milho, o levantamento aponta para um corte nos estoques finais de milho também da safra velha. Para os analistas, o volume estimado deverá ser de algo em torno de 18,34 milhões de toneladas. Em junho, foram estimadas 19,53 milhões de toneladas.
Para o cereal espera-se também um corte nos estoques da safra nova. O número deverá cair de 49,51 milhões de toneladas, do relatório de junho, para 47,6 milhões no reporte que será divulgado nesta quinta.
O USDA deverá cortar ainda os estoques finais de trigo da safra velha de 17,94 milhões, do relatório anterior, para 16,98 milhões de toneladas no boletim de julho.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja