Soja: Com incertezas climáticas, mercado opera com volatilidade
No pregão regular desta quinta-feira (29), os futuros da soja operam em campo misto na Bolsa de Chicago. Por volta das 14h59 (horário de Brasília), os principais contratos da oleaginosa exibiam ganhos entre 1,75 e 7,25 pontos. Apenas o contrato março/14 trabalhava em baixa, cotado a US$ 13,45/bushel. Os futuros do milho também operam em terreno misto, e somente o vencimento setembro/13 apresentava pequena perda de 3,75 pontos. Já os futuros trigo, no mesmo horário, registravam quedas de mais de 4 pontos nos principais contratos.
De acordo com o consultor de mercado, Ênio Fernandes, os investidores estão mais cautelosos e buscam um melhor posicionamento frente ao feriado de Labor Day (Dia do Trabalhador) comemorado na próxima segunda-feira (2) nos Estados Unidos. Em contrapartida, o clima no país permanece sendo o foco dos investidores no mercado internacional, uma vez que pode reduzir ainda mais o rendimento das lavouras.
“Precisamos de precipitações abrangentes e consistentes para aliviar o stress hídrico das plantações norte-americanas”, diz o consultor. As previsões climáticas, divulgadas por agências internacionais, indicam que as temperaturas deverão começar a cair no final de semana e início da próxima semana no cinturão produtor do país. E há possibilidades de chuvas nos estados de Iowa, Illinois e Nebraska.
“No entanto, são precipitações esparsas com baixo volume pluviométrico acumulado. O mercado está muito inseguro e se, na terça-feira (3), quando abrir o mercado, se tivermos tido chuvas abrangentes os preços futuros podem recuar, se não tivermos precipitações expressivas em estados importantes, vamos ter altas fortes”, acredita Fernandes.
0 comentário
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo