Com falta de direção, soja opera em campo misto nesta 5ª feira

Publicado em 24/04/2014 13:19

Mesmo diante de fundamentos ainda muito positivos, o mercado da soja passa por um momento de expectativas cenário internacional. Os futuros da oleaginosa, nesta quinta-feira (24), passam por mais uma sessão caminhando de lado na Bolsa de Chicago, e, por volta de 12h50 (horário de Brasília), trabalhavam em campo misto. Nos primeiros vencimentos, baixas de 3,50 e 1 ponto, respectivamente, com o julho cotado a US$ 14,63 por. Já as posições de mais longo prazo subiam de 3 a 4 pontos. 

Há um intenso movimento especulativo nos negócios com a soja e isso vem tirando a direção das cotações nos últimos dias, confirmando a volatilidade que vinha sendo antecipada por analistas para esse período do ano comercial. Fundos de investimento vêm deixando algumas de suas posições compradas, realizando lucros e, a todo momento chegam boatos sobre a demanda chinesa, informações que acabam alterando o humor do mercado. 

"Como anteriormente essa escassez de soja nos Estados Unidos vinha sendo ameaçada e se precificando, fundos de investimentos e investidores entraram comprando o contrato com vencimento maio ou julho e compraram o novembro. Porém, com as notícias de importação de soja dos EUA no Brasil e com o vencimento do maio, esses fundos estão realizando lucros, ou seja, vende o contrato curto e compra o longo", explica Marcos Araújo, analista de mercado da Agrinvest. 

As informações já confirmadas dão conta de três navios no line-up brasileiro carregados com soja e destino Estados Unidos. Analistas, no entanto, afirmam que esse número poderia chegar a 15, o que é, no entanto, ainda insuficiente para aliviar a situação de escassez de produto no país. A estimativa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é de que os norte-americanos importem, no ano comercial 2013/14, 1,77 milhão de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário