Safra 2014/15: Chuvas seguem irregulares e plantio da soja se mostra lento no Brasil

Publicado em 23/09/2014 12:08

O plantio de soja em Mato Grosso ainda está muito lento, com menos de 1% de área plantada até o momento. O motivo principal é a irregularidade no regime de chuvas. Em muitas propriedades o solo continua muito seco e impossibilita o plantio. Porém, em outras propriedades já choveu mais de 100 mm desde o início do mês. Até agora, quem arriscou a plantar foram os produtores de algodão safrinha. No Paraná, as condições são bem melhores, porque as chuvas estão mais regulares, no oeste do Estado, os níveis de umidade do solo passam de 60% e dão condições ao plantio. Assim, um pouco mais de 1% das áreas destinada a oleaginosa já foram semeadas no Estado. E tanto no Paraná quanto em Mato Grosso, áreas semeadas até o momento estão em fase de germinação e não dá para avaliar a situação das lavouras. Por causa do El Niño mais fraco a tendência é que os próximos 30 dias ainda terão um padrão de chuvas irregulares em todo oSudeste e Centro-Oeste só vai se regularizar em meados de outubro.

Somar 1

Previsão

Para essa semana há previsão de mais chuvas no Paraná, que poderão atrapalhar o andamento do plantio do Estado, porque os volumes passarão dos 50mm. O tempo só ficará favorável ao plantio no início da próxima semana. Em Mato Grosso, a semana será de tempo aberto e temperaturas altas, com possibilidade apenas para chuva fraca. Somente no final de semana é que há previsão de chuvas mais fortes, porém ainda irregulares.

Somar 2

Somar 3

Somar 4

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário