Soja: Clima frustra a safra mas não reduz expansão em RR

Publicado em 02/10/2014 09:33
Enquanto encerram a safra brasileira de 2013/14, produtores reveem planos para 2014/15 e confirmam incremento no plantio, mesmo que seja menor que o planejado Boa Vista (RR)

 

Roraima não vai mais colher as 60 mil toneladas de soja do potencial inicialmente estimado. O resultado deve ficar entre 40 e 45 mil toneladas. Com mais da metade da área colhida, o estado revisa para baixo os números de um ciclo fortemente impactado pela estiagem. Do plantio à colheita, as chuvas foram insuficientes e mal distribuídas. Além de a precipitação ficar abaixo da média, o calor intenso de até 40º também teve sua contribuição negativa no desenvolvimento das lavouras.

Com 18 mil hectares cultivados, a média de produtividade no ciclo atual deve fechar entre 2,2 mil e 2,5 mil quilos/ha, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo na última semana. Apesar do revés provocado pelas condições climáticas, a produção segue em alta. No ano passado, foram colhidas perto de 34 mil toneladas em 12 mil hectares, com média próxima de 2,8 mil quilos. Localizado no Hemisfério Norte do país, acima da Linha do Equador, Roraima segue um calendário inverso e colhe na entressafra do Brasil, em ciclo idêntico ao dos Estados Unidos.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário