Mercado da soja opera com leves altas na manhã desta 3ª feira
O avanço mais lento do que o esperado da colheita norte-americana divulgado ontem pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe algum suporte às cotações da soja nesta terça-feira (21) e o mercado opera em campo positivo na Bolsa de Chicago.
De acordo com os números do boletim de acompanhamento de safras, 53% da área norte-americana já foi colhida e o número ficou abaixo das expectativas do mercado, que variavam de 55 a 60%. A média dos últimos cinco anos para esse período é de 66% e, em 2013, nesse mesmo período, a colheita já estava concluída em 61% da área.
Apesar das condições de clima mais favoráveis, o índide de avanço dos trabalhos de campo ficou abaixo das projeções do mercado, no entanto, a produtividade que vem sendo reportada pelos produtores nos Estados Unidos continua bastante elevada, confirmando uma produção recorde nesta temporada. O que os investidores observam, porém, é um atraso na chegada dessa nova oferta ao mercado.
Para o analista de mercado e sênior editor do site norte-americano Farm Futures, Bryce Knorr, mais de 20% do Meio-Oeste americano apresenta um atraso na colheita e isso faz com que "não tenhamos uma pressão tão severa sobre os preços que é natural para esse período de desenvolvimento da colheita nos EUA, isso está aliviando o potencial das baixas".
Knorr destaca ainda o atraso do plantio no Brasil como outro fator positivo para os preços da soja no mercado internacional. Segundo um levantamento feito pela AgRural, há apenas 10% da área brasileira já semeada e esse é o maior atraso no plantio da oleaginosa desde a safra 2008/2009. Em uma semana, os trabalhos evoluíram somente 3 pontos percentuais por conta das adversidades climáticas nas principais regiões produtoras. No ano passado, nesse mesmo período, 19% da área já havia sido plantada.
No entanto, para essa semana já é esperado um quadro climático melhor para os trabalhos de campo, à medida em que se confirmam as chuvas esperadas para os próximos dias, principalmente no Centro-Oeste do país.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja