Soja: Plantio acelerado e vendas em ritmo lento em MS

Publicado em 30/10/2014 10:38

O retorno das chuvas resultou na aceleração do processo de plantio em Mato Grosso do Sul. Com o aumento na umidade no solo, o percentual de área plantada saltou de 6,4% para 30% nos últimos dias, atingindo 690 mil hectares dos 2,3 milhões previstos. A informação é da última circular técnica do Siga - Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, desenvolvido pela Aprosoja/MS - Associação de Produtores de Soja de MS.

Apesar deste progresso na área plantada, a comercialização antecipada da oleagionosa segue em ritmo lento, alcançando apenas 12% da produção prevista para a safra 2014/15, de 6,3 milhões de toneladas, de acordo com os dados da Granos Corretora. "No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 67% e as vendas em 23%, o dobro do que foi vendido agora", afirma o operador da Granos, Jorge Filho. O atraso do plantio e das vendas é reflexo da estiagem ocorrida no Brasil nas primeiras semanas de outubro.

Mesmo com este baixo percentual de vendas, a tendência é de que haja nos próximos dias uma aceleração na comercialização da  commodity, segundo o operador de mercado, devido à oscilação na Bolsa de Chicago. "O pregão da Bolsa de Chicago (CBOT) vem apresentando resultados positivos nos últimos dias devido ao movimento dos investidores que encontram na soja uma oportunidade de mercado e pesando também a incerteza em relação ao atraso no plantio de soja na América do Sul, como consequência das condições climáticas", reforça o operador.

Segundo o informativo do Siga, outro fator que explica este tom positivo nas cotações da CBOT é a demanda internacional também aquecida, principalmente por parte da China. O operador da Granos recomenda para que o produtor fique atento às oscilações da CBOT e do dólar para aproveitar os picos de altas na bolsa.

Os municípios de Amambai e Aral Moreira foram os que mais avançaram no plantio da soja, ambos atingindo 50% da área destinada. Em seguida, com 45%, está o município de Dourados,  e com 40% estão Maracaju e Ponta Porã. Chapadão do Sul e Costa Rica já plantaram 35% da previsão para o ciclo atual. 

Clique aqui e confira o boletim na íntegra

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário