Volume extra de soja argentina seguirá “ventos do mercado”
O destino que será dado a um volume adicional de cerca de 5 milhões de toneladas de soja que a Argentina produz nesta temporada abre discussão no mercado. Competidores como Brasil e Paraguai cogitam oferta extra do produto em grão, mas o governo argentino considera que o produto pode acabar sendo processado no próprio país.
A moagem de soja foi de 41 milhões de toneladas na última temporada, mas a indústria opera ociosa e tem capacidade para cerca de 65 milhões de toneladas ao ano, disse o diretor de Estimativas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Minagri), Diego Fernández, em entrevista à Expedição Safra Gazeta do Povo.
O governo direciona a produção para a moagem com a cobrança de retenções sobre as exportações de soja grãos, uma espécie de tributo que correspondem a 35% do valor do produto. “Queremos que um volume maior de soja seja processado internamente”, afirmou o subsecretário de Agricultura do Minagri, Juan Maceira. “O mercado é que vai definir o que será feito com a soja”, acrescentou.
Leia o conteúdo na integra no site da Gazeta do Povo.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes