Produtividade da soja pode aumentar até 30% com manejo antecipado
A incidência de nematoides representa um dos principais decréscimos de produtividade de soja no Sul do Brasil, sobretudo em áreas de monocultura que provocam o desequilíbrio do solo. O problema também afeta outras regiões do país, sendo responsável pela perda anual de 5 a 10% da produção brasileira da cultura, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Essa era uma situação conhecida pela empresa Sementes Santa Rita, de Salto do Jacuí (RS), que em 2011 enfrentava uma infestação avançada de nematoides. “Buscamos várias alternativas de manejo, mas nenhuma surtiu eficiência aliando custo e benefício. Até que na safra 2014/2015 testamos o Nem-Out e o Soil-Set, desenvolvidos pela Alltech Crop Science. Com isso, conseguimos passar de 40 a 45 sacas para 53 a 62 sacas por hectare”, relembra o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Kellerman, responsável técnico das Sementes Santa Rita.
Mesmo com a soja já no segundo trifólio, Kellerman afirma que a aplicação dos produtos naturais proporcionou a transformação da lavoura dentro de uma semana, considerando que a boa precipitação pluviométrica do período auxiliou no processo. “Não esperávamos que o resultado fosse tão expressivo porque a cultura estava totalmente degradada, mas agregamos muita produtividade. Em relação aos outros anos tivemos um acréscimo de 20% a 30%”.
Leia a notícia na íntegra no site Agronotícias MT
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira