Chicago: Com boas notícias da demanda, soja se mantém em campo positivo
Os preços da soja atuando com altas de dois dígitos no início da tarde desta quinta-feira (30), principalmente nas posições mais próximas praticas na Bolsa de Chicago. Por volta de 12h40 (horário de Brasília), os ganhos variavam de 9,25 a 12,50 pontos e o vencimento novembro/15, referência para a nova safra dos Estados Unidos, trabalhava com US$ 9,53 por bushel.
Segundo analistas internacionais, bons números das vendas semanais norte-americanas trouxeram suporte ao avanço dos preços, além do movimento de correção técnica que continua depois das últimas sessões. De acordo com o boletim semanal divulgado hoje pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o país vendeu 1.315,800 milhão de toneladas de soja na semana que terminou em 23 de julho. As expectativas do mercado, porém, variavam de 800 mil a 1,1 milhão de toneladas.
O reporte informou que foram vendidas 416,7 mil toneladas da safra velha e mais 899,1 mil da safra nova e os principais destinos foram, respectivamente, a China e destinos desconhecidos.
Os dados mostraram também que as vendas de farelo de soja - de 151,8 mil toneladas - ficaram dentro do esperado e as de óleo de soja - somando 74,8 mil toneladas - superaram as projeções dos traders.
Ao mesmo tempo, O USDA anunciou ainda uma nova venda de soja da safra nova em 140 mil toneladas para destinos não revelados, complementando o quadro de notícias positivas para as cotações na sessão desta quinta-feira.
Paralelamente, segue a volatilidade trazida ao mercado futuro americano pelo financeiro, o andamento do dólar e, principalmente, a espera pelo novo boletim mensal de oferta e demanda que o USDA traz no dia 12 de agosto.
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja