Argentina aprova primeira soja transgênica tolerante à seca do mundo

Publicado em 07/10/2015 11:45

A Argentina saiu na frente na corrida tecnológica global para o desenvolvimento e aprovação da primeira soja transgênica tolerante à seca. O evento biotecnológico foi anunciado nesta semana (5 de outubro) pela presidente Cristina Kirchner, que também comunicou a aprovação de uma batata geneticamente modificada (GM) resistente ao vírus PVY.

Fruto de uma parceria público-privada, a soja GM foi conseguida por meio da introdução de um fator de transcrição do girassol. A modificação genética da leguminosa permite que a planta se desenvolva mesmo em condições de carência de água. A pesquisadora da Universidade Nacional do Litoral, Raquel Chan, é a responsável pela identificação dos genes que expressam a tolerância ao estresse hídrico e a empresa nacional INDEAR, do grupo Bioceres, introduziu o gene na soja.

Segundo o anúncio da presidente Cristina Kirchner, com essas aprovações, a Argentina passa a integrar um seleto grupo de países, entre os quais está o Brasil, que desenvolve e aprova localmente inovações em biotecnologia agrícola. “Estes não são apenas eventos tecnológicos, mas também produtos com grande impacto econômico e social que representam uma alternativa na produção global de alimentos”, disse Kirchner.

Para a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, a aprovação dos novos transgênicos está alinhada com o desafio global de alimentar uma população crescente de maneira sustentável. “Uma soja tolerante à seca permite cultivar essa leguminosa em regiões com baixa disponibilidade de água, o que certamente contribui para diminuir a pressão da agricultura sobre áreas protegidas e para o aumento na produção de alimentos”, afirma Brondani.

A batata transgênica apresenta resistência ao vírus PVY (Potato Virus Y), responsável por uma doença que pode causar perdas de até 80% do cultivo. A tecnologia foi desenvolvida pelo grupo dos cientistas Fernando Bravo Almonacid e Alejandro Mentaberry, do Instituto de Engenharia Genética e Biotecnologia (INGEBI). A empresa que vai comercializar as sementes transgênicas é a Tecnoplant, subsidiária do grupo Sidus.

Na Argentina, o vírus é endêmico em todas as regiões produtoras de batata e o desenvolvimento da planta GM é exemplo de como a biotecnologia pode contribuir para encontrar soluções para os problemas locais. “No Brasil, o caso do feijão transgênico da Embrapa é análogo, já que é resistente a um vírus que ataca os vegetais e impede que a cultura do feijão seja viável em diversas regiões do País”, compara Adriana Brondani.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CIB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    Acabo de ver na TV o anúncio dos prêmios Nobel de medicina, de química e de física. A notícia foi acompanhada por uma reportagem feita no Japão sobre o porquê de o país ter levado 2 prêmios este ano (medicina e física) e 23 ao longo da história, sendo 20 nas áreas de ciências. A reportagem informou que, mesmo com a relativa estagnação da economia e a redução dos recursos para pesquisas por parte das grandes empresas, a produção científica está saindo das instituições de ensino e das pequenas empresas, mantendo uma tradição de alta qualidade e produtividade nas ciências. Enquanto isso, por aqui foi nomeado um ministro da ciência e tecnologia que nem graduação tem (o anterior também não tinha) e é dono de um bar chamado bar ganhas. Por que será que não temos nenhum prêmio Nobel? Por que será que estamos perdendo até para a Argentina na produção científica? (a propósito, a Argentina já tem 5 prêmios Nobel, estamos perdendo de 5 a 0),

    0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Lembre que tivemos um presidente incensado pela mídia, pelos bilionários e pela intelectualidade que se vangloriava de nunca ter lido um livro na vida... quer melhor exemplo da importância que o Brasil dá ao conhecimento??

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Luiz vigano,esqueceste da atual presidente ,que leu livros mas nao sabe interpreta los. O ultimo deve ter sido " O tempo e o vento " .

      0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      A propósito caro Vilson, o filho de Veríssimo, o tal Luis Fernando Veríssimo, é um dos mais entusiastas defensores do lulopetismo... é só ler seus execráveis artigos publicados na mídia defendendo o governo Dilma e atacando os "golpistas"!!!

      0