Chuva intensa castiga lavouras de soja do Paraná

Publicado em 25/11/2015 12:50

As chuvas torrenciais em diversas regiões do Paraná estão atrapalhando o desenvolvimento das lavouras de soja, o plantio de áreas mais tardias, além da alta umidade, característica propícia para a ocorrência da ferrugem asiática nos próximos meses. Em lavouras de Corbélia e Cascavel, no Oeste do Estado, a chuva de granizo que caiu por volta das seis horas da manhã de ontem destruíram as plantas de diversas propriedades. 

Já na região de Londrina, muitas áreas sem cobertura de palha no solo sofreram assoreamento forte, prejudicando a lavoura. Neste mês, a cidade já bateu o recorde histórico de precipitações desde 1976, com 428 milímetros, ultrapassando a marca de 424,5 milímetros de junho de 1997. No acumulado do ano, já choveu 1979 milímetros, contra uma média anual de 1.600. Os números são do monitoramento agroclimático do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). 

Produtores de alguns distritos do município, como Lerroville e Paiquerê, relataram os prejuízos para a reportagem da FOLHA. O casal de produtores Marcos Antônio Pereira e Shirley Ruthes, de Lerroville, disse que uma área de quatro alqueires ficou bastante assoreada pela chuva, mas ainda não sabe o tamanho do prejuízo. "A soja já estava na fase da floração e foi prejudicada. Numa outra área de dez alqueires que temos junto com meu sogro, as perdas devem ser ainda maiores. Mas é algo que só vamos conseguir calcular mais para frente", relatou Shirley. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha Web

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha Web

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário