HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estiagem tirou produtividade da soja precoce em Tapes/RS

Publicado em 09/03/2023 15:51
Já lavouras mais tardias conseguiram bom desempenho em área de rotação com arroz

Logotipo Notícias Agrícolas

As margens da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, os produtores de Tapes também sofreram com a falta de chuvas que prejudicou o desenvolvimento das lavouras de verão 2022/23 no estado. 

tapes rs

De acordo com o produtor rural Fábio Eckert, as primeiras áreas plantadas, entre o começo de outubro e os primeiros dias de novembro, passaram por 22 dias sem chuvas e calor de mais de 40°C. Sendo assim, as produtividades dessas lavouras serão entre 20 e 30% menores do que o esperado. 

Por outro lado, as áreas do tarde estão boas e devem produzir melhor do que as demais e contribuírem para fechar a temporada com resultados melhores do que os de outras regiões gaúchas como o Norte do estado e, principalmente, áreas mais ao Sul. 

Soja com Arroz 

Em sua propriedade, Eckert realiza o sistema de produção da soja em rotação com o arroz, aproveitando as características da região, que fica no costado da maior laguna da América do Sul. 

O produtor foi um dos primeiros a utilizar a soja junto com o arroz, primeiramente com o objetivo de limpar a área para o arroz. “No terceiro ou quarto ano vimos que dava rentabilidade na soja. Começamos a plantar a soja em 1998, um plantio pequeno, e hoje estamos com mais de 500 mil hectares na região de terra baixa com rotação de cultura e com muitos materiais produtivos para esse tipo de terra, que aguenta um pouco mais o alagamento”, explica. 

Na visão do produtor, a rotação de soja e arroz ajudou os produtores da região a equilibrarem melhor as contas e, até mesmo, aumentar os níveis de produtividades das lavouras. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário