Produção de açúcar do CS cresce 11% no início da safra 15/16; etanol dispara

Publicado em 14/04/2015 14:11

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar do centro-sul do Brasil aumentou 11 por cento na safra 2015/16, até 1º de abril, enquanto a produção de etanol disparou quase 60 por cento no mesmo período, com mais usinas em operação na segunda metade de fevereiro e nos primeiros 15 dias de março, segundo dados sobre o início da temporada de moagem divulgados nesta terça-feira pela Unica.

A moagem de cana da safra 2015/16 do centro-sul somou 5,42 milhões de toneladas no acumulado até 1º de abril de 2015, aumento de 44,2 por cento ante o mesmo período da safra 14/15, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que representa as usinas da principal região produtora do país.

Com isso, segundo a Unica, a produção de açúcar alcançou 153 mil toneladas na safra 15/16 até 1º de abril, alta de 11 por cento em relação ao mesmo período da safra anterior, enquanto a produção de etanol somou 232 milhões de litros, crescimento de 57,1 por cento na mesma comparação.

A produção de etanol hidratado atingiu 193 milhões de litros, alta de 91 por cento, enquanto a fabricação de etanol anidro (misturado à gasolina) recuou 16,5 por cento, segundo a Unica.

A moagem de cana do centro-sul, região que responde por cerca de 90 por cento da produção da matéria-prima do açúcar e do etanol do país, começa oficialmente em 1º de abril, com algumas unidades normalmente iniciando os trabalhos semanas antes.

A Unica não fez comentários sobre o tamanho da safra 15/16 do centro-sul.

A entidade disse apenas que 170 unidades deverão estar operando na região centro-sul até 15 de abril, ante 163 em igual período da safra passada, quando as empresas planejaram um começo mais lento da produção devido a problemas nos canaviais devido à seca nos primeiros meses do ano passado.

Na véspera, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) previu que a safra de cana-de-açúcar da região centro-sul em 2015/16 deverá subir 3 por cento, com recuperação das produtividades após a seca da temporada passada, enquanto a produção de açúcar subirá mais que a de etanol.

Uma safra maior costuma setor fator importante para a antecipação do início das atividades de moagem.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário