Baixa liquidez derruba preços do açúcar cristal no BR na 1ª quinzena de abril, início da safra 22/23

Publicado em 29/04/2022 10:48
União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) trouxe nesta quinta-feira que Centro-Sul do Brasil produziu apenas 126,63 mil toneladas de açúcar na primeira metade de abril

Logotipo Notícias Agrícolas

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado brasileiro na primeira quinzena de abril, mês que marca o início da safra 2022/23 no Centro-Sul do país, em meio baixa liquidez nas vendas, segundo nota do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP).

"Como a safra 2022/23 está apenas começando, a produção de açúcar cristal ainda não aumentou muito, já que as usinas costumam produzir açúcar VHP e etanol no início de cada safra", destacou o Cepea.

Entre os dias 31 de março a 14 de abril, o índice Cepea/Esalq para o açúcar cristal (Icumsa 130 – 180; Estado de São Paulo) caiu 0,96%, fechando a R$ 141,49 (US$ 30,20) por saca de 50 quilos.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) trouxe nesta quinta-feira (29) os primeiros dados do início de safra do Centro-Sul do Brasil. A região produziu apenas 126,63 mil toneladas de açúcar na primeira metade de abril, com recuo de quase 80% ante o ciclo anterior.

"Algumas usinas de açúcar podem iniciar as atividades na segunda quinzena de abril, porém, os agentes esperam que a oferta aumente significativamente apenas a partir de maio", pontuou o centro.

O mercado interno também repercutiu em alguma medida a queda nas cotações do açúcar bruto na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) na segunda semana de abril acompanhando as informações sobre a safra indiana 2021/22 (outubro-setembro).

"Espera-se que as exportações da Tailândia e da Índia aumentem bastante na atual temporada mundial (2021/22). De acordo com a Associação Indiana de Usinas de Açúcar, a demanda pelo produto da Índia pode atingir 27,2 milhões de toneladas na atual temporada mundial 2021/22, quase 3% superior à da temporada 2020/21 e um recorde", explicou o Cepea.

Por outro lado, os preços do petróleo e o atraso no início da temporada 2022/23 no centro-sul do Brasil limitaram as quedas dos preços do açúcar em Nova York.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário