Exportações de trigo da Ucrânia em 2023/24 devem cair 37%, a 8,8 mi t, diz APK-Inform

Publicado em 25/04/2023 09:06

Logotipo Reuters

Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - As exportações de trigo da Ucrânia devem cair 37%, para 8,8 milhões de toneladas, na temporada 2023/24 de julho a junho, devido a uma queda esperada na colheita e ao fim dos estoques, disse a consultoria APK-Inform nesta terça-feira.

Em sua primeira previsão para a temporada 2023/24, a consultoria disse que a colheita geral de grãos da Ucrânia pode cair 13%, para 45,6 milhões de toneladas em relação à temporada anterior, incluindo 16,2 milhões de toneladas de trigo, 5,2 milhões de toneladas de cevada e 22,9 milhões de toneladas de milho.

A Ucrânia colheu um recorde de 86 milhões de toneladas de grãos em 2021, incluindo 32 milhões de toneladas de trigo, antes da invasão do país pela Rússia.

O Ministério da Agricultura disse neste mês que a colheita de grãos de 2023 pode cair para 44,3 milhões de toneladas, ante 53,1 milhões de toneladas, à medida que grandes áreas do território ucraniano são ocupadas e minadas.

A área de plantio de grãos do país pode encolher em 1,4 milhão de hectares para 10,2 milhões de hectares este ano, acrescentou.

A APK-Inform disse que o excedente exportável de grãos da Ucrânia na temporada 2023/24 pode totalizar 29,3 milhões de toneladas, incluindo também 2 milhões de toneladas de cevada e 18,2 milhões de toneladas de milho.

A consultoria disse que o consumo local pode chegar a 17,8 milhões de toneladas em 2023/24, ou 7% a menos que na temporada anterior.

A APK-Inform também disse que a colheita de sementes de girassol da Ucrânia em 2023 pode aumentar em 15%, para 12,8 milhões de toneladas, graças a uma área de semeadura maior.

A colheita maior pode permitir que a Ucrânia, um dos principais produtores e exportadores globais de óleo de girassol, aumente a produção de óleo de girassol em 5%, para 4,9 milhões de toneladas em 2023/24, e exporte 4,5 milhões de toneladas.

A consultoria disse que os agricultores também podem colher 4,2 milhões de toneladas de soja e 3,5 milhões de toneladas de colza.

(Por Pavel Polityuk)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

    Argentina com quebra de 50% na safra; Ucrânia produzindo 45% menos que na safra de 2021; estoques mundiais extremamente baixos, ou seja, o lado dos fundamentos são todos positivos; e os preços derretendo. Inverteram toda logica do mercado.

    10
    • Gracieli Tassotti Sorriso - MT

      Não tem muita base para os especialistas que se dividem em opiniões… Minha dúvida governo tem responsabilidade por essa situação? Agro na sua maioria não o apoiava, isso seria uma forma de vingança? A quebra de muitos produtores interessa sim alguns para domínio. Acabei de ler sobre a carne bovina parada nos Portos, cadê o resultado dos gastos com viagens a China?

      20
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Tem razão Sr. Geraldo, o quê DIZEM aos quatro ventos que o Brasil produziu à mais nesta safra..., não cobre as percas das safras do resto da América do Sul.., sem contar guerra e outras percas a nível de Mundo..., Estão nos enganando com certeza, contra fatos não há argumentos..., Quem viver verá..

      6
    • junior cesar gottems são martinho - RS

      Perfeito. Tudo isso pra comprar soja barata. E o dinheiro ficar com quem manda no mercado mundial. E o produtor ficar com as migalhas.

      4
    • Jose Scaff Salto - SP

      Olá a todos. Trabalho com comodities a um bom tempo. Há muitos anos observo que o mercado no mês de abril fica em baixa. Mês de pagar financiamentos e os compradores sabem. O produtor brasileiro precisa começar a se capaitalizar e investir em estrutura de armazenagem em casa e não entregar o produto a multis e cooperativas. Quando vc esta com o produto a conversa muda.

      6
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Hoje em Goiás, soja a 113 reais bruto

      10
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Não tenho certeza Sr. Nadir, mas Vc. não é aquele que devia o cassete no Bolsonaro e sua equipe..., Posso estar enganado ou não me recordar direto , mas acho que é o Sr. Sim, se for ou não for , me desculpe ,

      mas faz o L , este é o Brasil dos sonhos do pessoal da esquerda, e olha que nem chegamos lá aínda, o amor venceu, desculpe o desabafo...

      16
    • Éderson kappes Uruçuí - PI

      Decia mesmo Sr Leodir, mas o pior que isso, defendia o lula

      11
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Leodir Vicente, não sabia que o presidente do Brasil tinha poder de manipular preços em Chicago. Obrigado pela informação

      55
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Pois é Sr Ederson, assim são as pessoas..., Olha a situação que está nosso País hj..., Infelizmente, tamos lascados ??

      10
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Uma sugestão, poderiam colocar o vencimento março do próximo ano nas cotações dos grãos. Os negócios futuros são feitos para esse mês

      22
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      A Esquerda chama o produtor rural de facista ou explorador, defende invasor da propriedade alheia, só se preocupa com índio e meio ambiente. E vivem nos criando problemas. O Sr. Nadir que ainda faz o L, deveria estar feliz, com a cotação da soja lá em Goiás. Bolsonaro tinha vários projetos de logística, como ferrovias, e hidrovias para reduzir custos, com o transporte dos grãos. Ao contrário do atual governo, que só vai aumentar as reservas indígenas.

      11
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Falar em Sr. Nadir..., e o Sr

      Calas ? Por onde anda será ? , sumiu, desapareceu, aquilo é um Asno, que me desculpem os Animais.., pelo amor de Deus...

      6
    • Nadir Sousa Gameleira de Goiás - GO

      Adilson Garcia Miranda, projeto do Bolsonaro muito jóia

      14
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Senhores, pode ser coincidência mas, lá no primeiro governo Loola, em 2004/05 as commodities agrícolas brasileiras estavam nessa mesma condição. Era um caminhão de soja em troca de poucos reais ... Aí, era só gritaria!!!

      Não tem manipulação de bolsa ... Mas, uma administração correta ... GERA CONFIANÇA ... & ... CONFIANÇA ... GERA INVESTIMENTOS.. QUE GERA RIQUEZA ... PARA QUEM INVESTE ... & NÃO PARA PARASITAS BUROCRATAS !!!

      O PT & SEUS PUXADINHOS SÃO O QUE HÁ DE PIOR EM TODAS AS ÁREAS ... INCLUSIVE NA ECONOMICA !!!

      3
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Pois é, realmente até dá para se supor que, existe num primeiro momento, um acordo dos globalistas, para inviabilizar economicamente, o nosso Agro. Posteriormente, num segundo momento, depois de controlar a opinião pública da Internet, vão estabelecer a mesma dominação, que existe, na Venezuela e Nicarágua, sendo assim, a população vai diminuir, e a preservação do meio ambiente estará, garantida. Com exceção dos deputados do PL, e alguns outros poucos conservadores. Este é o Congresso, mais vassalo ao Comunismo, que passou pelo Brasil.

      1