Agricultores russos avaliam reduzir plantio de trigo por queda da lucratividade

Publicado em 22/03/2024 12:08

Logotipo Reuters

 

Por Olga Popova

MOSCOU (Reuters) - Os agricultores russos estão considerando reduzir a área cultivada com trigo em favor de culturas de maior margem de lucro, como soja e ervilha, uma vez que os baixos preços globais, o aumento dos custos de insumos e as contínuas taxas de exportação reduzem a lucratividade das colheitas.

A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, espera uma safra de grãos abundante de 147 milhões de toneladas em 2024, e os analistas disseram que não viam os possíveis cortes como uma ameaça significativa à safra de 2024, na qual o trigo de inverno de maior rendimento desempenha um papel fundamental.

Dados do serviço estatal de estatísticas Rosstat, citados pelo sindicato de grãos da Rússia (RZS), mostram que a lucratividade da produção de grãos caiu para 23,9% no ano passado, de cerca de 70% em 2022.

A rentabilidade do trigo caiu para menos 0,9% em comparação com mais de 70% em 2022, de acordo com o RZS.

É provável que a lucratividade do trigo de primavera seja zero ou negativa, enquanto a lucratividade do trigo de inverno pode ser em média de cerca de 15%, disse Salis Karakotov, diretor da Shchelkovo Agrochem, uma grande empresa de pesticidas e sementes.

"Percebemos que estamos entrando em uma queda brusca", disse Tatyana Malina, diretora executiva da AgroGard, que opera no centro e no sul da Rússia.

"Estamos observando um aumento nos custos de absolutamente todos os nossos insumos... Estamos, é claro, perdendo rentabilidade", disse ela em uma conferência do setor em Moscou na semana passada.

O ministro da agricultura russo, Dmitry Patrushev, disse na quinta-feira que a campanha de semeadura da primavera deste ano está ocorrendo duas vezes mais rápido do que no ano passado.

Os preços do trigo russo de terceira classe caíram para 11.500 rublos (125,57 dólares) por tonelada na semana passada, ante 12.500 rublos (136,49 dólares) no início do ano, de acordo com a Sovecon. Os preços de exportação do porto russo de Novorossiysk, no Mar Negro, caíram de 242 dólares por tonelada FOB em meados de janeiro para menos de 200 dólares no início de março, de acordo com a consultoria agrícola IKAR.

"Agora estamos em um movimento lateral muito ruim, em níveis de preços ultrabaixos e incomumente baixos", disse Dmitry Rylko, diretor da IKAR.

Os baixos preços do trigo estão pressionando os agricultores.

"No ano passado, tivemos safras recordes de trigo, grão-de-bico e girassol. E, apesar disso, a rentabilidade da produção geral da propriedade agrícola diminuiu", disse Roman Bondarev, diretor de operações de uma grande propriedade agrícola no sul da Rússia, na conferência de Moscou.

Os especialistas dizem que há um interesse crescente em culturas de nicho, como grão-de-bico e beterraba.

Um agricultor da região de Voronezh disse que plantaria mais soja.

"Isso está forçando os fazendeiros a olhar para culturas mais marginais e mudar sua rotação de culturas", disse Nikita Tokmakov.

As tarifas de exportação introduzidas para proteger o mercado interno russo de grãos também estão reduzindo a lucratividade, mas o Ministério da Agricultura disse que não tem planos de cancelá-las.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário