Índia pede aos comerciantes que evitem comprar trigo, foca estoques estatais

Publicado em 02/04/2024 16:25

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj

MUMBAI/NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia pediu às casas de comércio globais e locais que evitem comprar trigo da nova temporada de agricultores para ajudar a Food Corporation of India (FCI), apoiada pelo governo, a adquirir grandes quantidades para reforçar suas reservas que estão se esgotando, disseram fontes.

A Índia, o maior consumidor e produtor de trigo do mundo, depois da China, proibiu as exportações em 2022 e está interessada em reforçar os estoques e domar os preços que subiram depois que o clima seco prejudicou a produção em 2022 e 2023.

O aumento dos preços do trigo forçou o governo a vender quantidades recordes para aumentar os suprimentos locais, levando a uma redução nas reservas essenciais para o maior programa alimentar do mundo.

O governo pediu aos comerciantes privados que se afastem dos mercados atacadistas, onde os agricultores geralmente vendem seus produtos para a FCI ou para comerciantes privados, disseram fontes do mercado e do governo, que não quiseram se identificar por não estarem autorizados a falar com a mídia.

O governo pediu informalmente aos comerciantes privados que evitem comprar trigo pelo menos em abril, disseram as fontes, sua primeira orientação desse tipo desde 2007. A aquisição de trigo começa a se reduzir após meados de maio.

"Não vamos comprar em abril. Vamos esperar até maio. Com exceção dos processadores e pequenos comerciantes, é provável que todos sigam o exemplo do governo", disse um comerciante de Mumbai de uma casa de comércio global.

Os comerciantes ativos nos mercados de grãos da Índia incluem a Cargill Inc, a Hindustan Unilever Ltd, a ITC Ltd, a Louis Dreyfus Company e o Olam Group.

O governo pediu aos principais Estados produtores de trigo que garantam que os comerciantes privados não atrapalhem os planos da FCI de comprar pelo menos 30 milhões de toneladas métricas este ano, disseram as fontes.

É provável que a maioria dos comerciantes cumpra a diretriz para evitar que o governo imponha novamente um limite à quantidade de trigo que eles podem manter, que expirou em 31 de março, disseram os comerciantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário