USDA estima aumento de 7% na área de milho e 1% na soja para safra 2016/17 dos EUA

Publicado em 30/06/2016 13:16

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe, nesta quinta-feira, 30 de junho, seus novos números de área indicando um aumento de 7% para o milho e de 1% para a soja em relação a 2015. 

A área estimada para a soja é de 33,87 milhões de hectares, menor do que a média das expectativas do mercado de 33,98 milhões. Em março, porém, o USDA estimava 33,28 milhões de hectares e, no final de 2015, 33,45 milhões. 

Sobre o milho, a projeção do departamento é de 38,08 milhões de hectares de área plantada e, caso se confirme, será a maior desde 1944 no país. O número vem bem acima da média das expectativas dos traders, de 37,54 milhões de hectares.

Clima em julho e agosto é chave para os resultados, diz analista da FAEP

Por Tânia Moreira Alberti, economista da FAEP

Os dados divulgados pelo USDA revelam mais área na soja e no milho, e estoques maiores. São projeções que mostram um quadro a favor da oferta nos Estados Unidos. No entanto, estas estimativas seguirão condicionadas ao clima. Apenas condições climáticas positivas entre julho e agosto poderão influenciar resultados excelentes de safra, mas até o momento a expectativa de clima seco permanece chamando a atenção do mercado na Bolsa de Chicago.

O plantio de soja nos Estados Unidos ocorre principalmente entre maio e junho, e atualmente está concluído com 72% das lavouras americanas de soja em condições de boas a excelentes. Apesar das boas condições atualmente, o clima permanece como motivo de atenção e será fundamental entre julho e agosto. Condições de seca são esperadas para este período importante.

Na safra 2015/16 com a área de 82,7 milhões de acres foi colhida uma safra recorde de 106,88 milhões de toneladas. Na safra passada a área de milho era de 88,0 milhões de acres, resultando em uma produção de 345,49 milhões de acres, como terceiro recorde de produção americano.

Milho afunda em Chicago após USDA

milho-espiga-colheita-(10)

 

As cotações do milho em Chicago têm uma tarde difícil no dia de hoje após o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicar aumento de área nos Estados Unidos enquanto o mercado esperava uma redução.

O mercado apostava em aumento da área de soja combinada à redução da área de milho. Surpreendendo, a área de milho saiu de 93,6 milhões de acres na estimativa inicial para 94,1 milhões de acres na estimativa atual. Esta área é maior que na safra 2015/16 quando foram plantados 88,0 milhões de acres. Os estoques trimestrais também vieram acima do esperado pelo mercado, com aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Atualmente 75% das lavouras de milho nos Estados Unidos são classificadas como boas a excelentes, o que é até melhor que no mesmo período do ano passado. O clima permanece sendo monitorado de perto, e será fundamental para as lavouras durante o mês de julho, na fase de polinização.

O futuro de setembro-16 na Bolsa de Chicago é cotado a US$ 3,67 por bushel, com o preço mais baixo desde abril. No mercado interno paranaense o preço médio recebido pelo produtor é de R$ 34,63 por saca, com 15% das lavouras colhidas, segundo a SEAB, com previsão de redução do potencial produtivo com as geadas ocorridas neste mês.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas + FAEP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário