Soja: USDA corta apenas 1 mi de t na safra do BR e mantém estoques dos EUA, mas sobe importações da China

Publicado em 08/03/2024 14:06 e atualizado em 08/03/2024 18:14

Logotipo Notícias Agrícolas

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualizou seus números e reportou seu boletim mensal de oferta e demanda nesta sexta-feira (8) cortando apenas um milhão de toneladas na safra de soja do Brasil para 155 milhões de toneladas. As expectativas variavam de 148 a 156 milhões de toneladas, com média de 152,3 milhões. Em fevereiro, o número veio em 156m milhões. 

Para a Argentina, o número do USDA foi mantido em 50 milhões de toneladas, também dentro do intervalo esperado pelo mercado de 50 a 52 milhões. 

EUA - Ao mesmo tempo, o boletim manteve ainda os estoques finais norte-americanos em 8,57 milhões e as exportações em 46,81 milhões. O mercado apostava em estoques maiores e exportações menores. 

Mundo - O USDA reportou ainda uma diminuição na produção de soja mundial, que saiu de 398,21 para 396,85 milhões de toneladas, com os estoques finais mundiais também caindo, neste caso de 116,03 para 114,27 milhões de toneladas. 

Para a China, o departamento surpreendeu com uma revisão altista e considerável para as importações de soja de 102 para 105 milhões de toneladas.  

USDA Soja - Mar 24

Milho Mundo - No cenário mundial, as expectativas maiores para o boletim do USDA no milho também se davam sobre a América do Sul, onde os ajustes foram tímidos. A produção do Brasil foi mantida em 124 milhões de toneladas, em um intervalo de projeções de 118 a 125 milhões. Já para a Argentina - com expectativas que variavam de 54 a 57 milhões de toneladas - o número foi revisado para cima, saltando de 55 para 56 milhões de toneladas. 

A produção global do cereal, por sua vez, foi revisada de 1.232,57 bilhão para 1.230,24 bilhão de toneladas, com os estoques finais passando de 322,06 para 319,63 milhões de toneladas. 

O USDA trouxe ainda uma baixa na produção de milho da Ucrânia de 30,5 para 29,5 milhões de toneladas, mas as exportações subiram de 23 para 24,5 milhões de toneladas. 

As importações de milho da China foram mantidas em 23 milhões de toneladas. 

Milho EUA - No cenário norte-americano, os estoques finais do cereal foram mantidos em 55,17 milhões de toneladas, dentro do intervalo esperado de 52,71 a 57,15 milhões de toneladas. 

USDA Milho - Mar 24

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • julio monken silva ponta grossa - PR

    Fez doutorado aqui no Brasil, este USDA...aprendeu bem com o atual mandatário

    12
    • Rodrigo Polo Pires

      Foi divertido ver a transformação do riso em caras de bunda a medida que a soja saia do negativo indo para uma alta de quase meio por cento, ao vivo e a cores.

      9
    • Rodrigo Polo Pires

      Dólar foi triscar os 5 reais de novo hoje, eu afirmo que não tem como o Brasil pagar mais de 5% de juros ao ano e manter um déficit de quase 300 bilhões, o dólar vai prá cima.

      9
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      Dificil de entender, o governo com deficit estratosferico, e o dolar praticamente parado,,, dançando ao redor de 5

      8
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      O governo so' pode influir no preço dos produtos agricolas formando estoques----Alguem sabe quanta soja tem a CONAB??

      6
    • Rodrigo Polo Pires

      Sr. Meloni, bom dia. A conab não tem soja nenhuma. O Brandalizze diz que quem tem um estoque maior que o estimado pela conab é uma cooperativa do Paraná. Só uma cooperativa tem um estoque maior que o consolidado pela conab ano passado. Por um acaso estava olhando os comentários em destaque na página inicial do Noticias Agricolas e vi lá um comentário do Tiago Gomes, repetindo ips literis, kkkkkk, acho que é assim que se escreve....é sempre bom brincar um pouco, Tiago Gomes repetindo a ladainha de que somente as precoces foram prejudicadas e que as médias e tardias não vão ser por que choveu!!!!! É isso que dá termos pessoas que decoram uma ou duas apostilas para passar em algum concursinho de merda acham que sabem de tudo que rola no mundo. Essa ladainha do Tiago é a que foi vendida nos principais veiculos de comunicação. Ora, qual produtor não sabe que 20 dias, ou pior, 30 dias de sol no lombo da soja mesmo que seja no estagio vegetativo arrebenta com a planta e ela perde potencial produtivo?

      9
    • Rodrigo Polo Pires

      Para quem não sabe, acreditem, até ratos estão atacando as lavouras aqui no MT, e se os produtores deixarem comem tudo.

      8
    • Rodrigo Polo Pires

      Pessoal vendido em soja não pode deixar que a descrição real da situação das lavouras no Brasil venha a tona. Estava bom surfar a tendencia de baixa, rindo a toa, quanto mais cai melhor prá mim....tem soja demais...MENTIRA.

      9
    • Rodrigo Polo Pires

      O Belinelo falou que desde metade de fevereiro ele está falando que a soja vai subir...menos Belinelo, bem menos. Baseado em que voce falou isso, com base nos fundamentos do Brandalizze? Com base na análise técnica? Não né, pois tem muita gente utilizando ferramentas de um negócio chamado "price action", ação do preço, sem saber minimamente do que se trata.

      7
    • Rodrigo Polo Pires

      Até o garoto Mateus da Pátria Agronegócios, um menino extremamente preparado, estudioso, com experiencia, errou no prognóstico dele, dizendo que se a USDA viesse acima de 151 seria dificil o preço subir e não sei o que...veio 155 m de ton...e o preço subiu. O que ninguém aí está entendendo ou quer esconder é que é impossivel saber o que o tal "mercado", que são meia dúzia de muito ricos, vai fazer.

      7
    • Rodrigo Polo Pires

      Os grandes traders sempre vão jogar contra o produtor, na alta, na baixa e nas consolidações.

      7
    • Rodrigo Polo Pires

      Teve um dia que me arrependi de ser o primeiro a colocar gráficos aqui na caixa de comentários, através de um site que criei para isso, postava o link do site e quem queria abria o gráfico. Depois encrenquei com o Belinelo pq o negócio era hedge através da bolsa e não ficar achando fundo e topo.

      7
    • Rodrigo Polo Pires

      E é verdade Carla Mendes que usufrui do espaço disponibilizado tão gentilmente por voces, para que todos que quiserem possam comentar, não vou cuspir no prato que comi. Mas também é verdade que houve uma mudança bem grande no Noticias Agricolas, e não pense que esqueci de como voce alavancou as visualizações, as tuas, com os truques que ensinei aqui. Para voce fazer o que? Sem a menor explicação passar a atualizar os comentários de 15 em 15 dias!!!!!

      7
    • Rodrigo Polo Pires

      E Sr. Rensi, se estiver por aqui, mando lembranças. O Sr. Gilberto Rosseto já vi que continua firme e forte...

      6
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      ALGUEM TEM QUE FALAR,,COMERCIANTE E" UMA PRAGA QUE VIVE NAS NOSSAS COSTAS< SEM ARRISCAR NADA -----CADA PRODUTOR PRECISA TOMAR MUITO CUIDADO COM ESSA PRAGA

      7
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      E" PRECISO O PRODUTOR FICAR MAIS ESPERTO,,,,NAO DEVE PLANTAR MELANCIA E ESPERAR AMADURECER PARA PROCURAR ALGUEM PARA COMPRAR-----ASSIM NAO DA" NAO PODE CCOMERCIALIZAR EM CIMA DA HORA

      6
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      PULE POR CIMA DO ATRAVESSADOR< VENDA DIRETO

      6
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Pessoal, Ratos está virando uma em todas as lavouras do Br. , principalmente nas de soja e de milho.., está começando a preocupar os produtores.., prestem atenção pessoal , está ficando difícil controlar...

      4
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Ratos

      5