Tributação nas exportações volta à discussão e agora com finalidade de reduzir rombo da Previdência. Medida pode prejucar setor produtivo

Publicado em 03/02/2016 12:11
Qualquer tributação nas exportações pode trazer consequências desastrosas para o agronegócio, assim como aconteceu na Argentina

Diante dos insistentes rumores de que o Governo Federal pretende tributar a exportação de produtos agropecuários, para saldar despesas do Ministério da Previdência, o assunto voltou à discussão nas últimas semanas motivando diversas notas de repúdio de entidades do setor.

 A CNA (Confederação Nacional de Agricultura) divulgou em nota que a tentativa trata-se de um verdadeiro ataque contra um setor que foi o principal motor dos anos de crescimento neste século e sustenta, mesmo na crise, o equilíbrio de nossas contas externas.

Essa taxação ocorreria por meio da revogação da isenção da contribuição previdenciária que hoje vigora para os produtores que exportam o total ou parte de sua produção. A princípio a taxação seria de 2,6%.

No entendimento da Previdência, o regime do trabalhador rural é diferenciado, com taxas menores de contribuição e pagamentos relacionados ao ciclo da produção, se tornou impossível arrecadar mais do que se gasta com benefícios e, com isso, o déficit no segmento rural superou os R$ 90 bilhões em 2015.

No entanto, o economista da Farsul (Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul), Antônio da Luz, considera que essa medida não irá solucionar o rombo na previdência social, seria preciso ao contrário, de uma reforma previdenciária para cobrir os gastos além do orçamento.

"Existe uma curva demográfica que precisamos vencê-la. Essas pessoas que recebem aposentadoria hoje não podem voltar a trabalhar para contribuir, o erro foi do Estado que não proveu estabilidade das regras e um sistema de previdência adequado quando estavam na ativa", pondera Luz.

Do lado econômico, a tributação torna o produto brasileiro de baixa rentabilidade e pode ter conseqüências graves ao desenvolvimento do agronegócio no país.

"Essa é uma medida que vai contra a teoria econômica, contra a corrente de comércio e contra o desenvolvimento econômico do Brasil", critica o economista.

Na Argentina, onde ocorrem tributações variadas sobre os produtos agrícolas e pecuários, os resultados mostraram que a taxação só contribuiu para a retração nas exportações e de investimentos no setor.

Nas carnes, por exemplo, o país que era referencia na qualidade caiu 156% nas vendas externas. Com a taxação a renda dos produtores declinou e o setor parou de investir menos em produção.

Além dessas conseqüências, o produtor brasileiro já arca com as taxas nas operações internas, assim, uma nova tributação implicaria em bitributação ao setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Farias Toigo Porto alegre - RS

    Este governo incompetente já QUEBROU quase todos os setores economicos do País..., o único que se salva (e que, igualmente, os salva) é o agronegócio..., logo, eles só podem estar brincando, não é mesmo???.

    2
    • José reche São Paulo - SP

      Trator na rua, é o que resta.

      1
  • LUIS ALBERTO GROHE Assis Chateaubriand - PR

    Parabéns Antonio da Luz (FARSUL) pela posição contra a taxação das exportações no agronegócio idealizado pelo Governo Dilma. Usando o exemplo das "retenciones argentinas" sobre a exportação de soja e carnes, o economista da Farsul lembrou-nos das consequências negativas advindas da trágica decisão do governo populista argentino, que, na década de 90, decretou a falencia de seu principal motor economico, que era (e é) a produção de grãos e a excelente pecuária. Gradativamente estes índices foram aumentando e inviabilizando o agronegócio argentino. Se o exemplo deles não deu certo, porque deveria dar certo no Brasil??!!. Devemos aprender a copiar o que é bom, jamais aquilo que, na prática e de fato, deu zica. Aliás, falando em "zyca" o virus precisa ser encarado com muita seriedade, no Brasil e na América Latina; já considerado agora um "problema mundial de saúde". Aliás seriedade é o que está faltando dos políticos e da equipe econômica do governo, na condução dos destinos desta nação. A batata está assando e vai acabar queimando.

    2