Novo celeiro agrícola mundial nasce no extremo norte do Brasil

Publicado em 31/08/2016 09:36
Novo celeiro agrícola mundial nasce no extremo norte do Brasil

A mais recente fronteira agrícola do país, Roraima vem alcançando bons resultados e animando os agricultores que desejam explorar a região.

Para Aluízio Nascimento, produtor rural de Boa Vista (RR), a região possui boas oportunidades de investimento com infraestrutura e condições de solo ideais para produção agrícola.

As conjunções de clima e, principalmente, a proximidade e facilidade no escoamento da produção são os diferenciais. "A oportunidade de escoamento gera melhores preços e liquidez", lembra Nascimento. Além da possibilidade de exportação há ainda a alternativa de destinar os grãos à produção de proteína animal local.

O jornalista João Batista também destaca que o estado tem sido acolhedor aos agricultores de outras regiões que buscam novos desafios na fronteira agrícola. "A infraestrutura facilita muito quem quer investir na agricultura", ressalta o produtor rural, Marlon Buss.

Dificuldades, no entanto, ainda existem. João Paulo Menezes, também produtor rural, destaca a falta de segurança jurídica como o principal implicador da região. "Mas, as modificações necessárias já estão acontecendo", acrescenta.

Uma iniciativa recente do governo estadual foi à regularização de cerca de 4,5 milhões de hectares em títulos fundiários para os produtores que desejam investir no agronegócio. Com a documentação, o acesso ao crédito também será facilitado.

Em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas, a senadora de Roraima, Suely Campos, contou que a legalização deverá aumentar em até 50% a área destinada para a soja. "É preciso que os produtores deem entrada na documentação de posse para que o processo de legalização seja realizado", explica João Paulo Menezes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Antonio Carlos Nogueira Fortaleza - CE

    Gostaria de saber das condições de escoamento de safra em Roraima, fator importante nos custos do agricultor.

    0
    • Luis Gustavo de Medeiros Buso Santo Antônio da Platina - PR

      Reportagens assim dao bastante audiência , todo mundo quer vender seu peixe, nada é tão simples, existem outros fatores para serem levados em conta

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Estado de Roraima, antigo Território de Roraima, que junto com Amapá, foram transformados em Estado na Constituição de 1988. Suas particularidades climáticas, edafológicas, culturais são singulares mas, principalmente as particularidades culturais são as primeiras a serem desconsideradas pelos "colonizadores". Vejam as técnicas agrícolas trazidas pelos colonizadores europeus para o Brasil, após UM século está demonstrado que são técnicas que não são viáveis para uma agricultura tropical, mas os estragos estão aí para serem "consertados" nas gerações futuras. Acredito que a pesquisa intensificada na região será a melhor ferramenta para dirimir possíveis "erros técnicos".

      0
  • mario miranda sorriso - MT

    Roraima tem uma grave condição -

    SEGURANÇA JURÍDICA - e terra de ninguém

    2
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Lembra -se bem da região da raposa serra do sol os índios expulsaram os produtores na bala e na justiça, não se esqueça disso, como você mesmo Mário terra de ninguém...!

      1
    • mario miranda sorriso - MT

      Justamente por essa e outras razões - veja bem: vc acredita vai investe e bem no meio ou mesmo no início o supremo vai e te retira a força em cima de tudo que vc acreditou - não da - temos que esperar pelo menos uns 2 séculos para arriscar...

      1