Chuva prejudica plantio do algodão em Minas Gerais e área deve ser menor do que a esperada
Podcast
Chuva prejudica plantio do algodão em Minas Gerais e área deve ser menor do que a esperada
O plantio da safra de algodão 2022/23 está próximo do final em Minas Gerais com os produtores enfrentando dificuldades diante das condições climáticas para as atividades.
O Diretor Executivo da Amipa (Associação Mineira dos Produtores de Algodão), Lício Pena, conta que as áreas de sequeiro foram plantadas dentro do previsto entre novembro e dezembro, mas enfrentaram dificuldades de aplicações devido ao excesso de chuvas. Já as áreas irrigadas, semeadas entre janeiro e fevereiro, sofreram atrasado pelas precipitações e algumas lavouras ficaram sem plantio.
Sendo assim, a área final plantada no estado deve ficar abaixo da expectativa inicial da entidade, que ainda espera produtividade boa, ao redor das 290 arrobas por hectare registradas nas últimas temporadas.
Mas as grandes preocupações ficam por conta das condições de mercado. Pena aponta que os preços de momento, ao redor dos 80 centavos de dólar por libra peso são baixos diante dos altos custos de produção e que as indústrias têxteis estão enfrentando dificuldades com produções paralisadas e estocadas.
Confira a íntegra da entrevista com o Diretor Executivo da Amipa no vídeo.
0 comentário
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão
Associação Baiana dos Produtores de Algodão elege nova diretoria para o biênio 2025/2026
Algodão/Cepea: Aumenta diferença entre preços interno e externo
Liderança na exportação torna o Brasil protagonista no mercado têxtil mundial
StoneX: Clima deve ficar no radar da safra de algodão 2024/25