Na área de atuação da Cocamar-PR, 60% do café já foi colhido mas o excesso de chuva impede o avanço dos trabalhos há pelo menos três semanas
Publicado em 15/07/2015 12:15
Na área de atuação da Cocamar-PR, 60% do café já foi colhido mas o excesso de chuva impede o avanço dos trabalhos há pelo menos três semanas
Na região do PR, cerca de 60% da colheita do café já está concluída, mas o excesso de chuvas tem atrasado o período da colheita que deveria estar em 80% nesta época do ano. Os produtores seguem sem avanço já há três semanas.
Para Robson Ferreira, coordenador técnico de culturas perenes da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (COCAMAR), a perda da qualidade da bebida é o que mais tem preocupado os cafeicultores.
“O excesso de umidade afeta na fermentação da bebida e prejudica a qualidade. Com isso, o café é vendido com classificação inferior e não remunera o cafeicultor”.
Diante desse cenário de chuvas, o café que está no pé também é prejudicado. “Começa a cair na terra o grão e com a umidade ele é rapidamente depreciado”, explica o coordenador.
Entretanto, segundo ele, não existem grandes quantidades de desuniformidade do grão. Algumas amostras que já foram colhidas apontam que a projeção de 350 mil sacas para esta safra, será realizada.
Em contrapartida, os preços seguem abaixo do esperado para o produtor. A saca do café de qualidade gira em torno de R$ 350,00, mas para a bebida de menor qualidade o preço cai bastante, ficando abaixo dos R$ 300,00.
Segundo o coordenador, o perfil dos cafeicultores é de porte pequeno e a orientação é que tenham bom manuseio na secagem. “A maioria deles utiliza a colheita manual e por isso, a indicação é para que tomem todo o cuidado possível na secagem dos grãos para se perder o mínimo possível”.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)