Indústrias de carne registram dois meses seguidos de margens negativas. Ajuste na oferta e avanço nas exportações podem reverter esse quadro

Publicado em 10/03/2016 11:28
Queda do dólar aos atuais patamares não diminui competitividade das exportações de carnes de frango e suínos. Vendas externas e ajuste de oferta devem ajudar a recuperar setor

A elevação nos preços do milho, principal componente da ração animal, pegou em cheio o setor de aves e suínos neste inicio do ano. De acordo com levantamento da MBAgro, a margem bruta da produção de carne de frango baseada no sistema de integração em fevereiro ficou negativa em 6%, enquanto que a carne suína foi de 17%.

De acordo com o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, a alta do milho correspondeu 9% no aumento dos custos de produção nos últimos seis meses, no entanto, esse não é o único ingrediente que tem atrapalhado o fechamento dessa conta.

"O farelo de soja também teve aumento, mão de obra, energia e uma série de componentes que elevaram o custo do frango e do suíno em 23%", destaca Turra.

Em meio a dificuldades de repassar a alta dos custos de produção ao preço da carne no varejo, o setor já começa a reduzir a produção, ajustando ao volume de consumo. Esse movimento pode ser observado nos dados de alojamento de pintos que, de acordo com a Apinco (Associação Brasileira dos Produtores de Pinto de Corte), reduziu fortemente em novembro de 2015 e deve começar a surtir efeito a partir de abril.

"Por outro lado temos aumentando significativamente as exportações em janeiro e fevereiro, o que ajudou a diminuir a pressão sobre o mercado interno que estava sendo contaminada pela elevação dos estoques. Então nos próximos meses as vendas externas devem continuar em bom ritmo, e basta termos essa regulação na oferta", explica Turra.

Para o presidente, mesmo com a mudança no cenário político, e um arrefecimento do dólar, o país não deve perder espaço no mercado externo. Por outro lado, esse fator poderá contribuir também para uma oferta maior do milho no cenário interno.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Próximo passo: dizer que tem necessidade de fazer um acordo dentro da cadeia produtiva, que nem o milho, nem soja pode subir tanto, que tem que se trabalhar com preços médios et....etc....e mais etc. E que isso só valerá enquanto o milho estiver com preços bons. Quando estiver abaixo do mínimo ......aí acaba o acordo. Vou dormir, venho ouvindo essa ladainha por muitas décadas.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Só vai melhorar quando esses picaretas indicados por politicos forem substituidos por novas lideranças comprometidas com a cadeia produtiva, nos cargos das associações e organizações do agronegócio.

      1
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Rodrigo, nessa você gabaritou. Nota 10.

      0