Brasil pode duplicar média de produtividade do rebanho bovino, mas esbarra em modelos de produção ainda muito atrasados

Publicado em 15/06/2016 14:35
Enquanto no Brasil são mais de 200 milhões de cabeças produzindo 9 milhões de toneladas de carne, nos EUA 88 milhões de cabeças resultam em 11 milhões de toneladas

A melhora no rendimento é o principal desafio da bovinocultura brasileira atualmente. A afirmação foi feita pelo consultor da OD Consulting, Osler Desouzart, durante o evento de pecuária de corte, BeefExpo, realizado entre os dias 14 a 15 de junho, em São  Paulo.

Atualmente o país possui tecnologias e pesquisas inovadoras suficientes aumentar os resultados no campo.

Desouzart destaca que a tecnificação e profissionalização são indispensáveis para o pecuarista da atualidade. Aqueles que ainda produzem seguindo padrões ultrapassados "podem dar adeus, porque não vão conseguir se manter na atividade", afirma.

Segundo ele, o Brasil possui um rebanho de 212 milhões de cabeças, refletindo na produção de 9,7 milhões de toneladas de carne 'in natura'. Enquanto que os Estados Unidos, detém um rebanho de 88 milhões de cabeças, gerando 11 milhões de toneladas de carne bovina.

"Necessitamos, a cada ano que passar, elevar a média da bovinocultura brasileira. Temos potencial para duplicar a produtividade da nossa atividade, mas é preciso melhor o rendimento", considera o consultor.

Segundo ele, também é preciso desenvolver políticas públicas eficientes que estimulem as atividades do setor de proteína animal. "Em nível de produção de uma forma ou de outra, o setor acaba equacionando os problemas. Em algumas cadeias mais rapidamente que outras, mas em todas os avanços tem sido céleres", destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Flavio Schirmann Formigueiro - RS

    Nossa carne é mais competitiva no mercado internacional do que a do USA, por ser produzida a pasto e sem subsídio do governo. Imaginem quanto custaria produzir com milho a R$ 1,24???... nossa pecuária vem crescendo e avançando sobre o mercado dos USA, que podem dar adeus a este sistema de produção que serve apenas para aves e suínos e não para ruminantes??

    0