DA REDAÇÃO: Demarcação de terras indígenas pode ocupar 1/3 do Mato Grosso do Sul

Publicado em 27/03/2013 13:49 e atualizado em 28/03/2013 15:15
Questão indígena: Produtores rurais de Iguatemi (MS) poderão perder suas propriedades em nova demarcação de terras indígenas. Agricultores têm até o dia 08 de abril para apresentarem a defesa das suas terras para a Funai. Os produtores organizam uma manifestação com audiência pública e carreata em Tacuru no próximo dia 05.
28 municípios do Mato Grosso do Sul são alvo de demarcação de terras indígenas. A Funai entrou com processo para reinvindicar uma área que chega a 1/3 do Estado, o que pode desalojar cerca de 100 mil famílias.

Os produtores rurais da região de Iguatemi têm até o dia 08 de abril para apresentar a defesa de suas terras. No entanto, Hilário Parisi, presidente do Sindicato Rural da cidade de Iguatemi, acredita que as medidas discutidas para conter a situação trarão resultados positivos. "Nós acreditamos que seremos vitoriosos", afirmou o presidente.

Segundo Parisi, os produtores já se reuniram para fazer um laudo antropológico da região, refutando a tese da Funai de que há resquícios indígenas. Cada produtor também está com seu advogado para trabalhar a parte jurídica.

No próximo dia 05, os produtores farão uma manifestação no município de Tacuru, que contará com uma carreata e uma audiência pública com políticos e representantes da Funai presentes.

Só na cidade de Iguatemi, 46 propriedades estão na área requerida pela Funai, o que representa 15% do município.


Confira abaixo mapa do relatório da Funai com a delimitação de áreas para demarcação de terras indígenas na região de Iguatemi e cone sul do Mato Grosso do Sul. 

Clique aqui para ampliar!


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo, João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Vamos extinguir esta funai e dar uma carteira de identidade para cada índio... todo mundo muda de ambiente durante suas vidas, e por que não os índios ?? Isto ai cheira a jogo de interesse de alguma entidade xiita do exterior. Ministério da Justiça ?? Eles têm dinheiro para pagar o valor justo das terras aos legítimos proprietários ??

    0
  • Manoel Torres Filho Tupi Paulista - SP

    Temos que parar de produzir,qdo o povo passar fome,ai ficarão do nosso lado,e por outro lado quero ver o governo com a balança comercial,somos nos que produzimos a riqueza deste Pais e somos tratados como BANDIDOS.

    0
  • GEOVANE DOS SANTOS FURTADO Itapeva - SP

    ENQUANTO NÓS PRODUTORES DE TODO PAÍS NÃO NOS UNIRMOS E FAZERMOS UM MOVIMENTO SÉRIO E DE EFEITO, NUNCA TEREMOS VITÓRIA NESTES LITÍGIOS CONTRA A FUNAI. É ILUSÃO ACREDITARMOS QUE CADA PROPRIETÁRIO PODE CONTRATAR SEU ADVOGADO E DEFENDER SUAS TERRAS SOZINHO. O INSUCESSO SERÁ CERTO. VAMOS, ENQUANTO É TEMPO,NOS UNIRMOS, E FAZERMOS UM MOVIMENTO E MOSTRARMOS PARA ESTES POLÍTICOS E "JURISTAS" QUE SEM OS PRODUTORES RURAIS ESTE PAÍS NÃO É NADA. QUEM SE CANDITADA ???

    0
  • Adelson Gasparin Passo Fundo - RS

    Caro Dalzir... Seu comentário é válido... Mas não fujindo do assunto índio/funai/greenpace/ONGS digo que sim ainda têmos alguns representantes competentes. Nossos Sindicatos, Aprosoja, têm lutado para fazer aquilo que os governos não têm dado à devida atenção. O Canal Rural, o Notícias Agrícolas também se empenham neste assunto como ninguém. Outro ponto é que a nossa dirigente maior DILMA, não realiza NENHUM pronunciamento à respeito... É PRECISO que se instaure uma AUDITORIA para saber oque há por traz da FUNAI. A funai não responde 1 e-mail sequer. Chamo atenção também dos Tabelionátos. Afinal as escrituras Uso Capião por eles emitidas TÊM VALIDADE ou não????

    Então, à meu ver, são pontos inadimissíveis. É inaceitável que em uma bela manhã estas familias que detêm as terras à mais de 90 anos acordem com a Polícia Federal batendo à sua porta com uma ordem de reintegração de posse. Isso FERE a Ética/Moral, o direito de posse. Para um exemplo, se uma família sem teto, invade um terreno baldiu na cidade, e permanece morando nele POR apenas 1 ANO, a reintegração de posse pelo DONO já é quase impossível... Então, COMO PODE alguém que COMPROU e mora a 90 anos na terra, ser obrigado a sair... Apesar de ser Operador de Commodites, também sou filho de produtor rural seu Dalzir, e lhe digo. Embrulha o estômago este assunto. Dói na alma saber que isso poderá acontecer em vários Estados do Brasil. Vamos em frente. Um abraço!

    0
  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Para o Sr.Adelsom Gasparim faltou dizer; Cadê a queijo duro? que é a responsável pela administração do Brasil.

    0
  • Adelson Gasparin Passo Fundo - RS

    VERGONHA BRASIL>>>

    E cadê os defensores públicos??? Cadê os DIREITOS HUMANOS nessa hora??? Ah bem, eu havia esquecido que DIREITOS HUMANOS só atuam para defender criminosos, assaltantes, assassinos e seqüestradores. PRODUTOR RURAL não é criminoso, por isso não têm DIREITO HUMANO.

    Em resumo, para os criminosos ‘tudo tem jeito’ no Brasil...

    Só não tem jeito quando o assunto chega à porteira do Produtor Rural... Este que aos olhos do povo suburbano brasileiro, é criminoso, que desmata, que polui, que destrói.

    Só não tem jeito quando o assunto é FUNAI... Alias, só não tem jeito quando tem ONG estrangeira por trás da FUNAI.

    É um ABSURDO em tempos de Brasil país emergente, país que alimenta o MUNDO, Brasil da COPA... CRIMINALISAR produtores rurais que detêm seu sustento da terra. TERRA que é legalizada a mais de 90 anos.

    Alguém já viu alguma noticia sobre Produtor sendo despejado de suas terras em favor dos INDIOS nos ESTADOS UNIDOS? Alguma coisa está ‘errada’. Ou nos EUA nunca existiram índios, ou lá existe um órgão que FAZ RESPEITO AO PRODUTOR RURAL, que deixa clara as regras para os produtores produzirem em paz.

    Sim, digo que alguma coisa esta ‘errada’ nos EUA, porque no BRASIL o ‘certo’ parece ser DAR TUDO AOS INDIOS’.

    ACORDA BRASIL... País da COPA, país das Estradas em perfeitas condições, país dos melhores portos mundiais. País Piada...

    0