DA REDAÇÃO: Após desentendimento com indígena, produtor rural é morto em Douradina (MS)

Publicado em 15/04/2013 13:49 e atualizado em 15/04/2013 16:18
Questão indígena: Produtor rural foi assassinado na última sexta-feira (12), em Douradina (MS), após desentendimento com índio. Segundo presidente do sindicato rural do município, o crime aconteceu em uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. O clima é de revolta na região.
Na última sexta-feira (12), o produtor rural de Douradina (MS), Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi assassinado, após desentendimento com índio. Segundo informações divulgadas na imprensa, o agricultor foi morto a golpes de flecha e facão. O clima é de revolta na região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Douradina (MS), Claudio Pradela, o produtor estava consertando a cerca de sua propriedade, quando viu que a mesma estava sendo cortada pelo indígena e então começou a briga que resultou na sua morte. Inclusive, o cavalo do proprietário teria sido amarrado dentro da área.

“Então, os índios o pegaram e mataram em uma propriedade próxima a dele, há relatos de que o produtor teria sido torturado antes de sua morte. O crime aconteceu uma área invadida e não em uma área de terra indígena demarcada. Ninguém entrou na área indígena para provocá-los”, afirma Pradela.

Diante desse cenário, e temendo pela vida dos índios a Funai teria pedido o apoio da Polícia Federal para garantir a segurança da comunidade indígena. “A área indígena está protegida, mas o sobrinho do produto que está cuidando da propriedade não tem proteção, e aia está o perigo. Os produtores rurais não irão fazer nada contra os índios. Estamos com quase 200 famílias nesse processo de demarcação que só causa constrangimento e insegurança aos produtores”, disse o presidente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

29 comentários

  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Embrapa desmente notícias contra a FUNAI. Veja na matéria do Estadão: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,embrapa-nega-ter-contestado-estudos-da-funai,1043223,0.htm

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Senhor Salvador Reis, eu imagino o desespero do senhor e da tua família. Mas vê se o senhor e outros tantos produtores não estão sendo usados pelos grandes latifundiários. A causa dos senhores é justa, já os grandes latifundiários (incluindo políticos e grileiros) é outra coisa. Certamente o pequeno e médio produtor são contra a presença de madeireiras, mineradoras e grileiros em terras indígenas (e Ongs e outras presenças suspeitas). Se eles tomassem todas as terras dos índios, os próximos seriam os pequenos produtores, como muito já tem acontecido. A concentração de terras é um problema sério. Espero que o senhor não tenha se entregado ao imperialismo dos transgênicos. Não sei se por aí tem índios do Paraguai, mas o caso desses índios deveria ser visto em um horizonte maior, porque um grande número de brasileiros comprou barato terras indígenas no Paraguai e desmatou tudo. Foi outra forma de vestir um santo e desvestir outro. Agora o Brasil tá recebendo o preço. Tentem se unir separado do grande latifúndio, que pouco se importam com os senhores. Ajudem os índios a combater a PEC 315 e a portaria 303 e outros desmandos do Congresso, que por aqui defendemos o direito dos senhores de ser indenizados justamente, caso as terras sejam indígenas.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    digo mais se terra fosse a solução dos problema dos índios então os yanomames não perambulando nos arredores da capital no estado de Roraima, naquele estado foi criada a maior reserva indígena do mundo com mais 8 milhões há quase o tamanho do parana, e pergunto resolveu o problema do índio?

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    amigos defensores dos índios; nenhum agricultor de boa fe quer matar índios apenas não achamos justo entregar nossas terras que compramos e ficar na miséria, vestir um santo desvestir o outro, não resolve nada a maioria dos agricultores são pequenos e médio tem grandes também mas são minoria. Quando se tira a terra de um agricultor tira também sua profissão pois tudo o que faz usa terra como berço sem ela o agricultor não e ninguém. por isso digo a vocês a maioria de nos não temos capangas para guardar propriedades e nem dinheiro para pagar advogados para entrar na justiça para nos defender o tempo todo,. temos muito oque fazer aqui no campo, não temos muitas vezes tempo para fazer o bem que dirá o mal para quem quer que seja, só queremos paz e sossego para trabalhar hoje para produzir o que vocês ai na cidade vão comer amanha.

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Haroldo, concordo com voce. Vendo aí o teu sobrenome lembrei que por aqui tem a família Faganello. Gente boa!

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Amigo Dalzir, concordo com você. Eu apenas vejo que quando um índio comete um crime tem mais gente pra condenar. Imagine que tem pessoa capaz de afirmar “índios são todos bandidos e vagabundos”. Em algumas tribos isoladas ou em vias de integração o infanticídio é uma crença enraizada há milênios. Talvez não devemos julgar pelo nosso grau de conhecimento. O que se deve é conscientizar esses povos de que por exemplo filhos gêmeos não trazem desgraça, mostrando que aqui fora filhos gêmeos são alegria em dobro. Se antropólogos, igreja ou Funai quiser impedir esse diálogo isso sim seria criminoso. Crença é coisa muito forte, quando eu era criança não assobiava de noite senão o saci aparecia, e até depois de grande acreditei que lobisomem existia. E tem muita crença na sociedade, por exemplo, achar que a criança tem de ser batizada para entrar no céu e que certos animais dão azar e tem de ser mortos. Tem lugar na África que a mutilação do clitóris é a condição para a mulher casar e não ser vista como prostituta.

    0
  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    Prezado Osias, um órgão para funcionar e fazer valer seu PAPEL tem que ser gerido por pessoas, se a gente não defende as pessoas que a compõe não temos como defender o órgão....E aí temos por consequência que afirmar que a FUNAI não presta o serviço adequado a sociedade por isso tem que ser revista e reformulada....

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Amigos, assassinatos contra índio são muitos. E muitas vezes é em caso totalmente desnecessário. Veja esse link abaixo. É sobre a morte de um amigo meu, o índio Vicente, assassinado por um PM dentro da aldeia por uma questão familiar que poderia ser resolvida pelo cacique e líderes: http://pib.socioambiental.org/es/noticias?id=2824

    Não sei se todas as aldeias tem cadeia, mas a da minha comunidade tem, e tem também punição como trabalhos comunitários.

    0
  • Dan Balan Curitiba - PR

    Por que é que tenho que imaginar minha família? Quer me convencer pela emoção por eu ser branco, é isso?

    Saiba que os indígenas merecem respeito tanto quanto nós. Se houvesse mais diálogo seria muito benéfico, sabia? Ah, esqueci, disseram aí que o país não ajuda e então é melhor fazer a lei com as próprias mãos. É muito mais fácil mandar um capanga para ameaçar e torturar, não é mesmo.

    Se as coisas não estão certas no país, está na hora de se reunir com os seus e lutar pelos próprios direitos. Reclamando e metendo bala não se chega a lugar algum.

    É só investigar mais, tenho certeza que o assassinato mostrado nesse vídeo foi um basta de um povo que a muito tempo sofria algum tipo de violência. Continuo afirmando que é preciso ver os dois lados na moeda. E a justiça tem que valer para todos. Quem comete um crime deve pagar pelo ato, não importa a etnia.

    Releiam meus comentários anteriores, pois não quero mais ficar respondendo egos ofendidos.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    digo;fazem alguma coisa por eles nada absolutamente nada, acho que a sociedade como um todo tem responsabilidade com os menos favorecidos, e não e incentivando invasões que se vai resolver os problemas dos índios ou quem quer seja, e preciso bom censo e respeito mutuo de ambas as partes.ai as coisas caminharam bem para todos.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    Quando vou a cascavel cidade polo no oeste do e bem pertinho de onde moro e fácil ver os índios guarani abandonados a própria sorte pedindo esmolas, vivendo nas praças, alcoolizados, se prostituindo, vivendo no mais absoluto abandono, pensa que a funai, cini, e ongs fasem

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Prezado Haroldo, não defendendo pessoas do órgão, quero dizer que a Funai não faz a demarcação sozinha e a presidência da FUNAI não sai em campo. Para demarcar uma área indígena, se cria um grupo de trabalho (GT). Os laudos antropológicos são feitos in loco, os moradores são contatados (muitos não recebem ou até ofendem o GT). Os levantamentos são feitos em campo, centros de documentação, órgãos fundiários municipal, estadual e federal, e em cartórios, e é lógico os indígenas são ouvidos. Os proprietários têm acesso aos laudos e podem contestar. A Funai analisa a contestação e se for o caso pede um reestudo. O Ministério da justiça (MJ) analisa a proposta da Funai e a contestação dos proprietários. Se o MJ aprova a demarcação o próximo passo é da Presidência da República, que faz o registro em cartório.

    A Funai é criticada de modo geral, mas ela faz o que lhe cabe.

    A ex-presidente da Funai Marta Azevedo foi muito criticada, mas ela estava no órgão apenas há um ano e tem demarcação solicitada faz mais de décadas.

    A Funai indeniza os proprietários pelas benfeitorias, mas não pela terra. A indenização pelas terras seria obrigação daquele que deu a escritura: a União ou os Estados. A injustiça está aí, a União ou os estados deram títulos de propriedade e agora negam em pagar pelas terras. A União diz que não pode pagar pelo que é dela. Os estados não assumem o erro.

    Não conheço os processos de demarcação em conflito, mas se os grupos de trabalho da Funai cometeram erros ou foram criminosos nos laudos, isso realmente é grave, e deve ser condenado.

    0
  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    Caro SR.OSIAS, gosto das suas colocações, são ponderadas e sempre no sentido de procurar as verdades, mas pelo fruto se conhece a arvore, veja no caso da funai: só produz, desacordo, discórdia, invasão, roubo, desrespeito à lei e outros....e os próprios indígenas falam isso a todo momento. O que deve acontecer então com esse órgão que é ao mesmo tempo, executivo e judiciário, não agrada ninguém, está acima da lei, é covarde porque seus diretores não aparecem em público para se explicar, definitivamente é um dos piores órgãos desse governo do PT, e olha que tem ORGÃO RUIM nesse governo....

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    desculpe, Dalzir, cometário abaixo, está repetido. Parece que deu problema aqui e achei que não tinha ido o texto.

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    (continuando)

    Dalzir, se a igreja incentiva o índio a roubar e cometer os outros atos mencionados, isso eu não sei, pelo menso por aqui não acontece.

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Caro Dalzir, vejo com preocupação as ongs, universidades e outras presenças e as reais intenções em terras indígenas. Por outro lado, muitas têm contribuído de fato para a questão indígena. É necessário analisar cada caso. As leitura que sugeri são documentação dos fatos. Se a igreja catolica (por meio do cimi?) incentiva o índio roubar e praticar os outros atos mencionados eu ainda não sei, pelo menos por aqui não acontece.

    Deixo aqui alguns pontos para os leitores analisar:

    As terras indígenas devem ser demarcadas, e os proprietários de boa fé devem ser indenizados (no meu entendimento não só de agora para frente, mas também os que já ha muito tempo foram retirados das terras demarcadas sem direito a nada).

    Os grileiros tem de ser retirados das terras indígenas ou outras da União, e condenados.

    Os povos indígenas na medida de sua integração à sociedade devem se tornar auto-sustentáveis, pois a realidade pede isso e a Funai tem política nesse sentido.

    Dos 13% do território nacional que são terras indígenas grande parte são matas nativas, morros e terras ruins (os ruralistas não falam disso). As matas devem ser conservadas, e isso é positivo para toda a sociedade (e para as muitas formas de vida da mata). Se tem índio que desmata, ele deve ser incriminado.

    A bancada ruralista não menciona que poucos proprietários já abocanharam mais de 40% das terras da União (e será que essa concentração de terras não vai aumentar?).

    Já os povos indígenas são milhares e milhares de famílias e muitas aldeias são minúsculas.

    Erros ou crimes de agentes da Funai não justifica a extinção do órgão, que foi criado por lei, e tem um papel fundamental na administração de todas as terras indígenas, pois muita coisa não se pode fazer sem a representação oficial porque as terras indígenas são da União.

    Não podemos ver a Funai apenas como um órgão corrupto, isso seria uma generalização irresponsável.

    A PEC 215 é inconstitucional pois os congressistas exerceriam praticamente os três poderes da União. Sendo eles legislativos, fariam o papel do Executivo e também julgariam o mérito das demarcações.

    0
  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    DAM BALAM, quando foi dito "moradores da cidade", foi para os que estão entre aspas e não para você que se "julga" um pleno conhecedor da causa. Seremos todos civilizados perante a LEI quando o exemplo vier de cima.....

    0
  • Dan Balan Curitiba - PR

    Bom, já vi que esse assunto vai longe e não irei entrar no joguinho dos ataques.

    Se depender de mim, tanto índios quanto agricultores responderão pelos seus crimes.

    A justiça é para todos e lugar de bandido é na cadeia (incluindo políticos corruptos).

    Não sou obrigado a aceitar chorinho de falsas vítimas.

    Releiam meus comentários e vão entender o motivo dos mesmos.

    Cada um tem direito de defender quem quiser. Eu defendo os brasileiros.

    Osias Sampaio, tenho orgulho de brasileiros iguais a você.

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Prezados senhores,

    sou índio guarani, e tive a oportunidade de ter um pouco de estudo. Vou falar segundo os fatos.

    Temos aqui no Paraná uma terra a ser demarcada que os proprietários reconhecem como indígena. Inclusive em minha cidade não teve protesto contra demarcação. Tem proprietário com pastagem em cima do cemitério indígena. Mas um tempo atrás, um grande fazendeiro e industrial distribuiu um texto mentiroso de que os índios queriam tomar a cidade e a região, e que a cidade seria esvaziada. A notícia correu, proprietários até de município vizinho ficaram apavorados. Uma professora leu o texto numa escola da cidade (com criança indígena presente). O direito indígena seria mesmo cerca de 12.000 hectares, mas ficou decidido que para não criar transtornos ficaria em cerca de 1.200 hectares. É uma terra de que os parentes foram retirados e depois colonizada.

    Hoje o mesmo fato pode estar acontecendo em muitos lugares. A mentira e a potencialização dos problemas podem estar sendo divulgada como verdade, com a voz oficial de ruralistas alienadores (nem todos são).

    Sabemos que pode haver erros da Funai e que pode ter índios cometendo crime ou sendo oportunista, mas o que é injusto é generalizar.

    Deixo aqui uma sugestão de leitura:

    - Livro Partido da Terra: como os políticos conquistam o território brasileiro

    - Relatório Figueiredo (documento oficial que consta genocídio, torturas, vendas de terras indígenas, no tempo da ditadura militar)

    0
  • Dan Balan Curitiba - PR

    Não estou defendendo governo, agricultores ou indígenas. Defendo direitos iguais para TODOS, independentemente de classe ou raça.

    Mas, reitero que é preciso ver os dois lados da moeda nessa questão entre agricultores VS indígenas. Em algum momento eu disse que quem tem escrituras deve distribuir as suas terras?

    "Vocês da cidade", cidadão acha que é melhor que todo mundo. Pensamento mais desnecessário em um sistema que funciona com o trabalho de todos. Cresci no meio de porco e boi, meu amigo, não fale sobre quem não conhece.

    Um já se entregou aqui quando disse que "não tem como só buscar os direitos via jurídica". Ah, por favor, vamos ser mais civilizados!

    0
  • Bruno Poveda Cuiabá - MT

    Caro, Dan Balan, eu acho também que você deveria levar os indios para sua casa, mas não só isso, deixe eles lá e vá pra rua, que nem estão fazendo com os agricultores.

    Acredito que TODOS os produtores são a favor de dar terras pra Indios, mas não as terras que estão escrituradas a mais de 100 anos como estão fazendo.

    0
  • HAROLDO FAGANELLO Dourados - MS

    DAM BALAM, Quando estão querendo rasgar a constituição e interpretá-la `a favor de um grupo, de forma toda parcial, não tem como só buscar os direitos via jurídica. Temos que detectar sim, quem são esses vândalos e golpistas e puní-los na forma adequada, por isso temos a bancada ruralista que vai fazer isso e provar para vocês da cidade a benesse com boné alheio que a FUNAI, ONGS, CIMI E JUNTOS COM ESSE INJUSTO MINISTRO DA JUSTIÇA DA DILMA tão querendo fazer à favor dos indígenas. Ou vamos toda a sociedade, e aí você está incluso, saldar em valor monetário o que devemos aos indígenas, prepare seu bolso....Os "moradores" das cidades precisam conhecer mais o campo, estudar mais, ler mais, e olha que eu também estou usando aspas...

    0
  • Dan Balan Curitiba - PR

    Senhores, a justiça vale para todos. Se os índios cometem crimes, estes devem pagar pelo que fizeram. Mas os “agricultores” também devem pagar pelos crimes que cometem. Ou todo mundo é bonzinho nessa história?

    Se a propriedade é sua, vai e busque pelos seus direitos. Pessoas de bem sabem que existem várias formas para isso. Agora não me venha querer agir com violência e sair propagando a auto defesa, pois, senhores, a ação tem sempre uma reação.

    Não fiquem cegos por apenas uma verdade. Entendam a sociedade em que vivem antes de julgar. Leiam mais, conheçam mais.

    Notem que uso aspas para falar de agricultores e, para bons entendedores, duas aspas bastam. Não generalizem, por favor.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    caro Dan balam com todo respeito você tem alguma propriedade? se fosse invadida o que faria? entregaria pacificamente o que possui ao invasor? não temos nada contra o índio e ate acho que em alguns casos precisão de mais terras mas o governo e quem deve a eles por que vendeu as terras todas para serem colonizadas, agora anular as escrituras de cem, duzentos anos e entregar aos índios e injusto porque o agricultor não a roubou de ninguém!!!

    0
  • Dan Balan Curitiba - PR

    É comum as pessoas defenderem o agricultor sem saber a verdadeira versão dos índios. Conheço muito bem esse tipo de "agricultor" e também sei quais os métodos que utilizam para amedrontar a população indígena que "atrapalha" o crescimento das fazendas.

    Tenho medo da imprensa oportunista e das edições tendenciosas. O povo corre grande perigo quando acredita somente na superficialidade dos fatos.

    0
  • Osias Sampaio Santa Amélia - PR

    Me preocupa comentários como o do senhor Pablo Escobar sobre a vontade de matar os índios urbanos.

    Sou índio urbano, minha etnia é guarani. Moro na cidade, mas estou sempre na aldeia dos parentes. Mesmo morando na cidade não abandono os valores ancestrais. Respeito os anciãos da aldeia e as pessoas da cidade. A aldeia é pequena, tem 283 hectares onde moram mais de 50 famílias.

    Trabalhei desde criança inclusive para fazendeiros e sitiantes e também na cidade. O meu povo também sempre trabalhou, até em regime de semi-escravidão para o governo.

    Tem pessoas que acham que os índios não podem ficar no primitivismo, outras acham que os índios não podem ter tecnologias. Mas devido ao tamanho minúsculo de muitas aldeias as comunidades não têm outra alternativa senão adotar tecnologias.

    A aldeia que pertenço tem máquinas e tem projetos de plantio orgânico de milho e alfafa, de estufas e de piscicultura. E também fornece cascalho para o município para conservação de estrada. Na aldeia tem cadeia e outras penas como trabalhos comunitários.

    Diante dos conflitos que estão acontecendo atualmente no país é difícil ver comentários na internet de que todo índio é bandido, assassino e vagabundo.

    Os conflitos de demarcação se resolve de um modo que faz tempo eu falo nas reuniões com caciques e líderes: os governos, como o do Paraná, têm de assumir os erros do passado de que diminuíram as terras indígenas, muitas vezes já demarcadas ou mesmo retiraram os índios e lotearam com títulos de propriedade. Isso é grilagem do próprio estado pois as terras indígenas são da União. Os proprietários de boa fé que compraram as terras tem de ser indenizados de modo justo. Mas parece que a União trata todos como grileiros e posseiros. Quanto aos grileiros esses tem de ser condenados mesmo.

    Outra coisa: os índios estão sujeitos à lei sim. Apenas não se pode julgar todos da mesma maneira. Os índios isolados da Amazônia são inimputáveis, diferentes de índios já totalmente integrados.

    Lembrando que fazendeiros também matam índios, ou mandam matar, e muitas vezes ficam sem punição.

    Aproveito e deixo aqui uma sugestão de leitura a quem interessar:

    - livro "Partido da Terra: como os políticos conquistam o território brasileiro"

    - Relatório Figueiredo, em que constam as atrocidades cometidas contra os povos indígenas na ditadura

    0
  • Izabel Lettícya Teruel Campo grande - MS

    Os índios podem entrar na nossa terra , nós tirar a força , a base de ameaças , não respeitar a ordem judicial para reintegração de posse , enfrentar a policia , estarem armados , destruírem a tua fazenda , te matarem e você? pode fazer o que? Ah nada , me esqueci que eles são igual os menores da sociedade , podem cometer qualquer delito que não irão ser presos ou pagar como qualquer um de nós.

    0
  • Pablo Escobar Planaltina do Paraná - PR

    Diante deste cenário em que a Funai tenta proteger os indígenas alegando que elas precisam de proteção, sendo que os mesmos que causam a violencia e a corrupção eu acho que tem que ter muito respeito com o agricultor antes de falar em proteção indígena, pois indio que é indio não precisa de celular e muito menos de tv a cabo, isso aí é tudo bandido e a Funai fraudulenta protege esses assassinos, minha vontade diante desta cena é matar todos os indios urbanos!!

    0
  • Dircino Tamiozo Junior Maringá - PR

    Eu acho isso um absurdo!!!

    Por que os índio podem matar e não pode ir pra cadeia??

    Tem que apurar quem fez isso e botar ele na cadeia!!!

    Cadê a proteção pra família do pai de família que morreu???

    Agora para os bandidos, sim bandidos, esses o governo protege.

    ABSURDO!!!

    0