DA REDAÇÃO: Suspensão dos leilões de Pepro agrava problemas na citricultura

Publicado em 22/05/2013 09:14 e atualizado em 22/05/2013 16:47
Suspensão temporária dos leilões de Pepro para a citricultura deve prejudicar produtor que já colhe fruta precoce sem contratos e com preços baixos. Ainda não há expectativa de preços mínimos para este ano safra e as variedades precoces são negociadas a R$6 (caixa de 40.8 kg) em Taquaritinga (SP).

A suspensão temporária dos leilões de Pepro pelo governo federal até que as irregularidades dos leilões da temporada passada sejam investigadas pode prejudicar os produtores que precisam escoar as variedades precoces de laranja desta safra. 

De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antônio dos Santos, a demora na Conab está prejudicando os produtores, pois as irregularidades foram constatadas em janeiro, mas até agora o órgão não chegou a uma conclusão. A expectativa da Câmara é de que as investigações sejam concluídas nos próximos 20 dias.  

A suspensão dos leilões atrasa ainda outras políticas para o setor, como o preço mínimo, prorrogação de dividas, seguro agrícola e etc. Para Santos, problemas do setor, como os poucos contratos e os baixos valores oferecidos pelas indústrias poderiam ser resolvidos com a criação do Consecitrus, que levaria demandas dos produtores ao governo e à indústria. 

Em Taquaritinga (SP) a caixa de 40.8 kg da laranja precoce é negociada a R$6.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário