DA REDAÇÃO: Governo libera recursos do Funcafé tardiamente e produtores não estão satisfeitos

Publicado em 19/06/2013 12:59 e atualizado em 19/06/2013 18:30
Café: Existe uma frustração permanente na cafeicultura brasileira, segundo presidente do sindicato rural de Varginha. Desde o ano passado foram feitas reivindicações ao Mapa, que só estão sendo parcialmente atendidas agora. Melhora para o cafeicultor viria com o Pepro. Recursos do Funcafé significam mais dívida ao produtor.

Nesta última terça-feira (18) o Conselho Monetário liberou cerca de 3 bilhões de reais dos recursos do Funcafé para a cafeicultura. Porém, os produtores estão frustrados com o governo desde o ano passado, quando as suas reivindicações junto ao Ministério da Agricultura e ao Ministério da Fazenda não foram atendidas. Esses recursos já deveriam ter sido liberados um dia após o anúncio do Plano Safra, o que, mais uma vez, prejudicou o setor.

O valor divulgado para financiamento para aquisição de café é de 500 milhões, no entanto os produtores não sabem como essa compra irá funcionar. “É uma indefinição muito grande, nós fazemos uma proposta clara ao governo e eles apresentam uma contraproposta obscura. A liberação desses 500 milhões é bem vinda, mas nós não sabemos quem vai comprar com esse dinheiro”, afirma Arnaldo Bottrel, Presidente do Sindicato Rural de Varginha (MG).

Nesse momento a ferramenta mais ágil e eficaz para melhorar a situação do cafeicultor seria o Pepro. As vendas seriam feitas ao preço mínimo de R$ 307,00/saca e a diferença entre o que o mercado paga e esse valor seria complementado pelo Pepro. Mas o governo optou por abrir os bancos e colocar dinheiro para que eles ofereçam esses 3 bilhões de reais aos cafeicultores.

No entanto pegar esses créditos agora é um risco muito grande para o produtor. “Ainda tem um atenuante em se pegar o financiamento, muitos cafeicultores não têm mais crédito para isso, já que ainda não conseguiram pagar as suas dívidas”, diz Bottrel.

O Presidente do Sindicato Rural de Varginha ainda afirma que agora o Pepro é a ferramenta mais eficiente para os cafeicultores, mas o governo está sendo omisso quanto a essa questão: “Quem sabe agora os produtores de todo o Brasil não se espelham nessas manifestações no país e não se unam em um movimento também. Se for preciso vamos marchar a Brasília (DF) para fazer nossas reivindicações em prol da cafeicultura”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário