DA REDAÇÃO: Climas extremos no planeta podem ser resultado das mudanças climáticas, segundo professor da USP

Publicado em 21/02/2014 13:57 e atualizado em 21/02/2014 17:22
Clima: Atualmente, o aquecimento natural do planeta está acelerado e mudanças climáticas já podem ser notadas. Extremos que vêm sendo registrados pelo clima comprovam previsões feitas há séculos por pesquisadores e cientistas. Reação do clima, portanto, já era esperada.

Enquanto o Brasil enfrenta temperaturas altas e uma seca histórica para o período, países do hemisfério norte registram as temperaturas mais baixas da história. De acordo com Tércio Ambrizzi, professor titular do IAG-USP, esses já são indícios das mudanças climáticas. “A população tem se desenvolvido, tem crescido, e nós temos utilizado muito mais enfaticamente todos os recursos de nosso planeta, de todas as formas possíveis, não só através do uso de água, como também de solo”. 

Ambrizzi defende que, apesar das variações normais do clima ao longo da história, já é possível identificar os efeitos das atividades humanas no clima do planeta. “Existe, na atmosfera, uma variabilidade natural... Quando a gente estuda dados do passado, e a gente chama isso na meteorologia de paleoclima, o que se nota é que houve períodos no passado recente, de 5 mil a 10 mil anos, em que a atmosfera esteve mais quente, depois com períodos glaciais ela esfria, depois começa a aquecer novamente... Essa variabilidade natural existe, ninguém nunca discute isso. O que temos visto é uma aceleração deste aquecimento”. 

O professor afirma que a suposta aceleração do aquecimento atmosférico começou no período da industrialização que, aliada ao aumento da população mundial, no início do século passado, aumentou a emissão de gases causadores do efeito estufa, como o óxido nitroso e o dióxido de carbono, ou CO2. “Esses gases sempre estiveram em nossa atmosfera e, na verdade, existe vida em nosso planeta porque esses gases estão lá... Mas nós, com nosso processo de evolução, temos contribuído para aumentá-los”.

Ao aumentar esses gases na atmosfera, segundo o professor, o calor no planeta aumenta. “O que temos visto ao longo desses últimos anos é o aumento intenso dos climas extremos... temos períodos muito quentes e períodos muito frios, períodos muitos chuvosos e outros muito secos”. Estes climas extremos, segundo Ambrizzi, comprovam o que as pesquisas já indicavam que seria a reação do clima.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • EDERSON KAPPES uruçui - PI

    Concordo com o Diogo Patua de Barreiras. Tem palestras do cientista Luis Carlos Molion, de 2009, dizendo que o clima mundial ta remetendo às décadas de 40 e 70 (de 1946 a 1976). E que nesse período ocorreu frio intenso no inverno do sul do Brasil e períodos de veranicos longos na região central do Brasil, como também na região leste da amazônia, no verão. E é justamente o que estamos vendo de uns anos pra cá.

    0
  • diogo patua barreiras - BA

    NO ASSUNTO CLIMATOLOGIA FICO COM O MESTRE LUIS CARLOS MOLLION. ESSE SIM FOI O UNICO QUE FALOU O QUE IRIA ACONTECER E ESTÁ ACONTECENDO. ASSISTAM AS PALESTRAS E ENTREVISTAS DELE NO YOU TUBE E VERÃO QUE A TEMPOS ATRÁS ELE JÁ DIZIA O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE.

    0
  • roberto carlos maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS

    TENHO A DIZER TEM GENTE QUE ESTA DEIXANDO SUBIR PRÁ CABEÇA OS QUE OS OUTROS DEIXAM NO VASO! CARO EDSON AMIEIRO SEU COMENTÁRIO FOI INFELIZ E INOPORTUNO NA CERTA NÃO CONHECE O BRIO DO DEPUTADO LUIZ CARLOS, PESSOA ESTA QUE DE POUCOS PODEMOS COMPARAR.ELE FOI INFELIZ NUM COMENTÁRIO REALMENTE,MAS RECONHECEU.QUEM NUNCA ERROU E NA EUFORIA DE DEFENDER SEUS ELEITORES ACABOU FALANDO BESTEIRA.VOTEI NELE NA ULTIMA ELEIÇÃO E ESPERO VOTAR NA PRÓXIMA DE NOVO,TEM PESSOAS QUE TEM A MEMORIA CURTA OU NÃO ACONPANHAM DIREITO A VIDA DOS POLITICOS. VAMOS TER MAIS RESPONSABILIDADE NO QUE FALAMOS.PARECE QUE SÓ SE TEM ELEITOR DO TIRIRICA DEFENSOR DE HUMORISTA.

    0