DA REDAÇÃO: Fundamentos são positivos e devem manter cotações da soja em alta

Publicado em 15/04/2014 18:04 e atualizado em 15/04/2014 19:33
Soja: cotações em Chicago sobem com números acima da expectativa para os esmagamentos nos EUA. Demanda de curto prazo aquecida aquecida e dúvidas em relação ao clima influenciando o plantio norte-americano darão norte ao mercado nos próximos dias.

Cotações da soja tiveram uma sessão positiva nesta terça-feira (15). De acordo com o consultor de agronegócio Flávio França Jr., o mercado encontrou um bom suporte em cima da divulgação do número de processamento de processamento da soja em março nos Estados Unidos, que ficou bem acima do mês de fevereiro e da expectativa do mercado.

"Esse número contraria o que foi anunciado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que reduziu a projeção de processamento e aumentou o número de exportação, contrariando o que o dia-a-dia do mercado mostra". França afirma que existe um problema grave de déficit de estoques de soja nos EUA. "Se manter esse ritmo atual, a soja acaba antes de virar o ano. Para não acabar essa soja o preço precisa ficar alto e o consumo ser racionado, seja a nível interno ou na exportação". 

Apesar dos fundamentos positivos, o consultor afirma que o mercado deve continuar bastante volátil por conta das incertezas sobre o volume de soja que será produzido na próxima safra. "Qualquer chuva em excesso, temperatura... tudo isso vai mexer com os humores do mercado e vai provocar volatilidade". 

O valor de US$ 15 / bushel, segundo o consultor, é o melhor preço dos últimos oito meses, de acordo com França. "Se o preço pode continuar subindo, depende da demanda".

As frentes para formação de preço, segundo França, são a demanda pelo produto norte-americano, provocando aperto na safra velha, e o comportamento do clima na safra nova. "O clima não interfere na soja, que é plantada em maio, mas interfere no milho, que é plantado em abril... Se o plantio do milho for normal, ele mantém o mercado de soja mais tranquilo...Quanto mais plantar milho, mais sólido fica o mercado para a soja".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário