DA REDAÇÃO: Novo relatório do USDA traz expectativa de safra recorde para a soja

Publicado em 11/07/2014 13:45 e atualizado em 11/07/2014 16:59
Soja: USDA divulga novo relatório e confirma estimativa de safra de mais de 100 milhões de toneladas nos EUA, além de elevados estoques finais, e derruba o mercado em Chicago. Números definem novos patamares de negociações e produtor deve estar atento agora, principalmente, ao aumento nos custos de produção no Brasil. Vencimento maio, referência para a safra brasileira, perde o patamar dos US$ 11.

Nesta sexta-feira (11) o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou o boletim mensal de oferta e demanda, confirmando as boas condições e a expectativa de uma grande safra de soja.  Além dos números para a nova safra, os estoques finais da safra velha tiveram um crescimento de 300 mil toneladas em relação ao mês anterior, com 3,8 milhões de toneladas. 

A produtividade para a nova safra se manteve em relação ao último boletim, em 50,7 sacas por hectares. Já a expectativa da safra cresceu ainda mais e passou de 102,7 milhões de toneladas para 103,1 milhões de toneladas. No ano passado a colheita chegou a 89,5 milhões de toneladas. O analista da Agrinvest, Marcos Araújo, explica que com a confirmação de uma grande safra, os preços caem na bolsa de Chicago. O contrato de maio/15 já rompe o patamar dos US$ 11 por bushel. 

Para o analista, a situação ocorre, pois a oferta é crescente enquanto a situação de demanda não é tão promissora. Com a expectativa de aumento de área para o Brasil, a produção poderá chegar a 94 milhões de toneladas e Argentina a 58 milhões de toneladas. Com essa produção e um crescimento de demanda a 0,4% ao ano, os estoques mundiais finais deverão ficar em torno de 100 milhões de toneladas, conforme explica o analista. 

Com esses novos patamares de negociações, o câmbio será decisivo para a remuneração dos produtores. Com a economia americana apresentando dados de recuperação, o dólar irá valorizar e, consequentemente, melhorar a situação dos agricultores brasileiros. Com o real mais barato, os preços se tornam mais atrativos para as exportações. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário