Em Campos Novos (SC), chuvas beneficiam lavouras de soja e milho, porém, aparecimento de pragas secundárias preocupam

Publicado em 04/12/2014 10:59 e atualizado em 04/12/2014 14:26
Safra 2014/15: Após preocupação com período seco, chuvas retornam à região de Campos Novos (SC) e beneficiam lavouras de soja e milho. Área destinada ao cereal registrou uma queda de 15% nesta temporada. Produtores devem estar atentos e realizar o monitoramento das lavouras devido aparecimento das pragas, como percevejos e lagartas.

Após as preocupações iniciais com o clima seco na região de Campos Novos (SC), as chuvas retornaram à região e os produtores rurais estão finalizando o plantio da soja. A perspectiva é que 95% da área já tenha sido cultivada até o momento, mas, ainda assim, os trabalhos nos campos deverão ser encerrados fora da janela ideal de plantio. Nesta temporada, a área destinada o milho recuou cerca de 15% e cedeu espaço para a cultura soja.

“Tivemos muitas áreas de soja sendo cultivadas na primeira semana de dezembro, que apesar de fora da melhor janela, é um período ainda tolerante. No caso do milho, com as dificuldades iniciais, a germinação não foi tão boa, porém, as precipitações do mês anterior contribuíram para o desenvolvimento das plantas. A perspectiva é de uma safra normal para a nossa região”, destaca o engenheiro agrônomo da região, Cristiano do Nascimento.

Já em relação às baixas temperaturas que estão sendo registradas na localidade, o engenheiro destaca que, por enquanto, não afeta o desenvolvimento das duas culturas. Em contrapartida, as plantações são atacadas pelas pragas secundárias, especialmente os percevejos e as lagartas. Consequentemente, os produtores estão utilizando mais produtos para conter as pragas.

“É indispensável o monitoramento das lavouras e já estamos fazendo algumas aplicações preventivas nas plantas. Na comercialização, os agricultores estão confiantes e esperam vender os grãos com preços acima do projetado no planejamento dessa safra”, finaliza Nascimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário