Suinocultores do RS e SC estão na França para receber certificado de zona livre de peste suína clássica sem vacinação
O Rio Grande do Sul, juntamente com o estado de Santa Catarina, receberão na quinta-feira (28), na cidade de Paris, o certificado de área livre de Peste Suína Clássica (PSC) pela Organização Mundial de Saúde Animal. É a primeira vez que a OIE vai reconhecer zonas e países livres da doença.
Uma comitiva de autoridades e representantes de entidades gaúchas estão acompanhando a 83ª Assembleia de Delegados da OIC , que teve início no dia 24 de maio na capital francesa. Entre a comitiva está o presidente a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador que mostrou as vantagens do estado receber a certificação.
"Nós demonstramos para o mercado que a cadeia produtiva da suinocultura veio fazendo seu dever de casa, trabalhando essas questões sanitárias com muita seriedade, para conquistarmos um status como este. E isso também significa uma barreira a menos nas negociações com o mercado internacional", afirma Folador.
No entanto, o presidente ressalta que os resultados comerciais com o certificado só devem ser sentidos no médio e longo prazo, mas "já é um passo importante para os estados".
Atualmente o Rio Grande do Sul é responsável por 25% do volume de exportações do Brasil.
0 comentário
Mercado do frango encerra esta quinta-feira (31) sem mudanças nos preços
Suinocultura independente: outubro termina ainda registrando elevações nos preços
18 mil toneladas: Paraná bateu recorde em exportação de carne suína em setembro
Gripe aviária espalha-se mais rápido do que em 2023 na UE, mostram dados
Conbrasfran 2024 vai debater o futuro da produção e comercialização da carne de frango
BRF Arabia anuncia aquisição de fatia em empresa saudita do setor avícola por US$84,3 mi