Mercado do frango encontra equilíbrio entre preço pago pelo produto e custos de produção, aponta liderança
Podcast
Entrevista com Érico Pozzer - Presidente - APA sobre o Mercado do Frango
Após um primeiro semestre de prejuízos, a segunda metade do ano, principalmente os mese sde setembro e outubro, têm sido de certo equilíbrio para o mercado do frango, de acordo com o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Erico Pozzer.
Ele explica que neste segundo semestre os preços de venda da proteína melhoraram, tanto pelo ritmo acelerado das exportações quanto pelo consumo interno, que foi beneficiado pelas altas das carnes concorrentes no começo do semestre. Soma-se à isso o arrefecimento dos preços do milho e farelo de soja, principais componentes das rações das aves.
"A expectativa é que esse equilíbrio seja mantido em novembro e dezembro, tendo em vista que há previsão ainda de leve queda nos custos de produção e a demanda por frango pode aumentar, com a volta às aulas presenciais, retomada do turismo e recebimento da primeira parcela do 13º por parte da população", disse.
Apesar do bom desempenho do setor, Pozzer pondera que o varejo pratica valores muito acima dos de venda ´por parte do setor produtivo, o que acaba impedindo que parte das altas nos custos de produção sejam repassadas até a ponta final e restringe o acesso à proteína por parte da população menos capitalizada.
0 comentário
Mercado do frango encerra esta quinta-feira (31) sem mudanças nos preços
Suinocultura independente: outubro termina ainda registrando elevações nos preços
18 mil toneladas: Paraná bateu recorde em exportação de carne suína em setembro
Gripe aviária espalha-se mais rápido do que em 2023 na UE, mostram dados
Conbrasfran 2024 vai debater o futuro da produção e comercialização da carne de frango
BRF Arabia anuncia aquisição de fatia em empresa saudita do setor avícola por US$84,3 mi