Crise do Feijão: Pela primeira vez na história, falta produto no Brasil e preços explodem

Publicado em 22/06/2016 11:08
O desbastecimento histórico de feijão nos supermercados do País, provocado pela falta das variedades carioca e preto (este sendo importado da China) pode ser compensado pelo consumo (e produção) de novas variedades. Acompanhe a entrevista com Marcelo Lüders, do IBRAFE

347278e29e7248104119383ccbf4a2a7.jpg

Pela primeira vez na história o Brasil está sem feijão. As imagens acima ilustram, primeiro, a arrumação das prateleiras de um supermercado em Umuarama, no Paraná, por volta de 21h30 da segunda-feira (20), que fechou às 22h. Na sequência, o espaço vazio na manhã - por volta de 9h30 - da terça-feira (21). As informações e fotos são um relato do analista de mercado da Correpar, Marcelo Lüders, e que deixam clara o atual momento deste setor. 

Segundo o especialista, há uma ruptura em todos os elos da cadeia de comercialização do feijão neste momento, seja da variedade que for. Os poucos estoques foram se esgotando, os estoques dos supermercados também e a demanda - principalmente diante da enxurrada de informações que recai sobre os  consumidores - é intensa e crescente. 

"Cerca de 50% das lojas de supermercado no Brasil estão desabastecidas de feijão", diz, Lüders. "O Brasil tem, pela primeira vez na sua história, a falta de um item básico de sua alimentação. E por isso, quando há oferta, o consumidor quer estocar com medo da falta e de preços mais altos", completa. Na imagem é possível ver que as compras estavam limitadas, tanto do preto quanto do carioca, a apenas 4 pacotes por cliente. 

Brasil decide liberar importação de feijão para ajudar no combate à inflação

logo mini reuters noticias

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal anunciou nesta quarta-feira que vai isentar de taxas a importação de feijão produzido na China e no México, como parte de medidas para diminuir o preço do alimento, cuja alta recente vem impactando fortemente a inflação.

Esses países, assim como nações integrantes do Mercosul, cujas importações já são isentas de taxas, teriam condições de ajudar o Brasil a lidar com uma escassez decorrente de quebra de safra por problemas climáticos, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Segundo ele, o governo encaminhará nesta semana pedido à Câmara de Comércio Exterior (Camex) para a isenção da tarifa para importações de México e China.

O ministro disse ainda que o anúncio da medida deverá ajudar a amenizar a alta de preços, uma vez que os agentes do setor vão trabalhar com a expectativa de um aumento da oferta.

Ele afirmou ainda que espera que em no máximo 90 dias o abastecimento do feijão no mercado interno deva estar restabelecido.

O ministro disse também que outra medida que está sendo tomada é a negociação, com grandes redes de supermercados, para que busquem o produto onde há maior oferta.

O preço do feijão-carioca seguiu mostrando força em junho, segundo o IPCA-15, com alta de 16,38 por cento sobre o mês anterior, brecando desaceleração mais intensa de alimentos e bebidas, que subiram 0,35 por cento neste mês, sobre 1,03 por cento em maio.

No acumulado em 12 meses até maio, os preços do feijão-carioca já haviam subido quase 42 por cento.

O clima adverso no país tem provocado repiques na inflação de alimentos, afetando também produtos como soja e milho. O movimento ameaça o início do afrouxamento da taxa básica de juros pelo Banco Central, que vem reafirmando que só cortará a Selic --em 14,25 por cento ao ano desde julho passado-- quando enxergar arrefecimento suficiente na alta de preços domésticos.

(Por Marcela Ayres e Lisandra Paraguassu; Reportagem adicional de Roberto Samora, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

8 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Atenção senhores produtores de sementes de feijão, é bom "dobrar" o preço do produto que porventura ainda tenham para vender, para evitar que os consumidores comprem a semente para o consumo... O clima é apenas um "Pano de Fundo" para justificar a escassez do produto. As verdadeiras razões são as restrições ambientais e sanitárias. Por falar nisso, cadê que algum repórter levantou a tese do produto "contaminado"? Importar feijão de outros países, onde é livre usar defensivos proibidos aqui, pode? Pode isso Arnaldo...?

    0
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      NO MT FOI PLANTADO EM TORNO DE 25 MIL HEC DE FEIJÃO CARIOCA IRRIGADO, COMEÇA COLHEITA NO FINAL DO MES DE JULHO DAQUI á 35 dd

      1
    • Kelen Abreu São Paulo - SP

      essa palhaçada de exportar feijao é so um jeito de se ganhar dinheiro, todo mundo sabe que o feijao esta ai, escondido em algum lugar, e que logo apos a exportaçao ele vai parecer, agora com a alta do dolar exportar feijao, a preço de ouro, serio mesmo!

      1
  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    É bom informar que não é a primeira vez que falta feijão no país... esta é uma ocorrencia muito comum, e sempre tem origem na questão dos preços pagos aos produtores na safra anterior... preços pagos às vezes não cobrem siquer os custos de produção, desestimulando o produtor e fazendo com que o mesmo procure outras opções de cultivo, que lhe garanta pelo menos um pequeno resultado positivo, suficiente para continuar vivo... até a próxima safra...

    1
  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    Ora, a decisão de produzir qualquer tipo de cultura, tem a ver com o resultado financeiro da safra anterior. No Brasil, em virtude de sua colonização predadora e escravagista, sempre buscou-se resultados muito rentáveis, principalmente por parte dos famosos "atravessadores", que compravam do produtor a preço vil e pretendiam auferir lucros fabulosos na "comercialização"... a entrada de poderosos grupos economicos na cadeia de comercialização, concentrou ainda mais os compradores, que continuaram a prática, agora visando à satisfação de seus "acionistas"... ou seja, trocou-se apenas os atores, o enredo continuou o mesmo... o produtor recebe uma miséria pelo seu trabalho e risco... o intermediário, como sempre, terá um resultado financeiro absurdo, sem nenhum trabalho... e o povo imbecil e covarde pagará o preço da sua complacência...

    1
    • Ramão Ney Magalhães Ponta Porã - MS

      Por ser interessante financeiramente para o Governo, Lula e Dilma náo danificaram muito este setor. Ainda com FHC iniciaram-se as acóes de desmanche da CIBRAZEM e outros orgáos. A falta de estoques reguladores [é perigosa..este episodio do feijão por si só se explica.....E os [últimos Atos da Dilma aumentando os Juros e outras taxações nos créditos agrícolas foram desastrosos. Medios e pequenos produtores de comodities váo desaparecer nas próximas safras...os latifúndios embora produtivos váo ser perigosos estrategicamente....o desemprego e outras alterações funcionais maléficas irão ocorrer....Explicando_--- A classificação entre pequenos médios e grandes para efeito de financiamentos oficiais [e pelo volume do dinheiro emprestado. Sem considerar que as lavouras de soja e outras comodites somente a partir da [área de + ou menos 300 has. pode viabilizar Renda....Aqui no Sul do MS e em outras regiões náo é diferente. Com área menor o Produtor náo pode comprar um Colhedeira e usar outras tecnologias disponíveis. A grande maioria dos produtores nessa categoria de 300 has. + ou - trabalham em regime de agricultura familiar - Sem Empregados...O Brasil é muito grande...deve ser melhor conhecido ....O Delfim precisou ser Ministro do Planejamento , da Agricultura e da Fazenda para entender a questão, mandando que cada caso fosse analisado em particular....antes de classificar os mutuários em Grandes-Medioa e Pequenos...criou até o mini-produtor para náo ser injusto no montante dos financiamentos agr[icolas....Náo temos mais dados estatísticos nesse setor....mas posso afirmar que as fam[ilias estão desaparecendo da área rural....estão crescendo apenas as grandes Empresas....Nesse caso tem o lado bom...mas o lado ruim é muito maior...

      0
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Muito correta e oportuna sua colocação. A retransformação do Brasil em colonia para produção de comodities agrícolas e exploração predatória dos recursos minerais, ao mesmo tempo que inviabilizou a indústria de transformação, fazendo o país recuar mais de cinquenta anos... uma desgraça promovida pelos mesmos segmentos da população, que se beneficiam deste modelo desde os tempos do Império, aliados aos grandes grupos financei-ros internacionais... os mesmos de sempre...

      Os pequenos e médios agricultores, que sempre foram responsáveis pela produção de alimentos neste país, com toda a pluralidade de espécies que possuímos, estão sem opções... ocorreu grande migração da população rural para as cidades, decorrente do processo de industrialização havido no início do século 20... a elevada concentração urbana existente obriga o deslocamento de produtos desde as áreas produtivas até aos centros de consumo, chegando a milhares de quilometros de distancia e necessitando de uma complexa logística, que encarece o custo de distribuição.

      Os grande investimentos públicos na área agrícola não provêem os recursos necessários para atender ao pequeno e médio produtor, com juros adequados à atividade, até mesmo com juros subsidiados e carências adequadas; facilidades de acesso ao crédito; programa de aquisição, pelos Governos, da produção dos pequenos e médios produtores, bem como sistema de armazenamento e estocagem que atenda realmente aos interesses de todos.

      Atualmente, há grande empenho na produção agrícola para fins de exportação, com elevado endividamento dos produtores para aquisição de sementes GM, adubos quimicos, defensivos agrícolas e outros insumos, normalmente importados. A comercialização da produção é realizada por um pequeno grupo de empresas multinacionais, que absorve quase a totalidade dos lucros decorrentes da atividade.

      Ou seja, sem estimulo adequado, não é possivel ao pequeno e médio produtor continuar na atividade...

      2
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    A coisa é séria. O Brasil esta totalmente descompensado..., acabaram com o país... Nossas instituições não tem valor, nosso povo não confia mais em ninguém, os poderes constituídos não estão nem aí com o cidadão, estão pensando em seus salários e aposentadorias e o resto...bem é resto, pagar impostos e assistir essa palhaçada .....O Governo Temer vai importar feijão porque subiu 30% e esta causando inflação no País... mas o aumento para deputados, senadores, juizes, promotores, enfim para todos funcionários, procuradores, não foi de 41%???, esse cara esta com gozação ou acha que o povo é tonto demais......

    2
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      Vamos torcer que o exército assuma este país, antes que os mafioso tomem conta...

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Na nossa bandeira eta' escrita a palavra ORDEM e havia ORDEM na epoca dos milicos e com a ORDEM veio o PROGRESSO com crescimento de 10% ao ano.

      Agora todos se acham felizes na democracia porque dizem que podem falar o que quiser----Ledo engano---Na epoca dos milicos a gente cantava o teu cabelo nao nega mulata sem constrangimento e chamava o viado de viado etc etc---Vai você fazer isso hoje!

      1
    • Ivo Vicente Basso Rio Brilhante - MS

      Quem hoje tem o poder e apoio para colocar a Nossa PÁTRIA nos trilhos? QUEM,MESMO

      0
    • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

      Só falam em aumentar impostos mas diminuir o tamanho do estado nunca..., diminuir as benesses que existem nos treis poderes nunca, só vai aumentando as despesas , é muito facil , pois engolimos sempre caladinhos...,Faço uma pergunta até quando nós brasileiros suportaremos calado ?

      1
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Até criarmos coragem como homens que somos , e meter os peitos em cima desses vagabundos, mostrar para eles que quem move o país somos nós, e não esse bando de ratos de igreja, safados , sem carácter ...

      1
  • Leodário Schuster Lagoa Vermelha - RS

    O governo da "afastada", enquanto exterminava com o nosso estoque regulador, doou mais de 600 t de feijão para o país "amigo" Cuba... só que a lei da oferta e procura segue seu caminho inexorável, o da alta de preços para mercadorias escassas.

    3
    • Donizeti de Jesus Sereia Campo Mourão - PR

      Taí no que deu o milagre do paternalismo aos mais necessitados desta Nação! Por enquanto falta feijão. Daqui a pouco será a vez do leite! Sim, o sistema está em colapso! Junto vem aves e suínos! Sim, os produtores estão pagando para produzir! Até quando o setor produtivo aguentará´? Milagres econômicos!!!

      0
  • gilmar fernandes machado Lagoa Formosa - MG

    O que está acontecendo com o preço do feijão não tem nada haver com política..., é fácil de entender: é a lei da oferta e da procura..., faltou mercadoria os preços sobem, tem muita mercadoria os preços baixam, se o governo estabelecer um preço mínimo e garantir comprar dos produtores vai acontecer da Conab estocar o feijão e por ser produto que perde qualidade muito rápido ,o rombo vai ser enorme nos cofres do governo, depois mandam para cesta básica e com certeza quem adquiriu está cesta básica vai jogar o feijão fora , porque não dá mais para comer porque ficou velho; O governo tem que ajudar todos os produtores principalmente com redução de impostos e muito mais; (para reflexão: um produtor de alimentos tem que ter mais valor do que um produtor de petróleo..., de qual dos dois precisamos mais?).

    1
  • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

    Está faltando feijao? quáquáquá... e milho? tambem quáquáquá... afinal, uma saca de milho que valia R$16,00 hoje custa

    R$ 50,00... o feijao valia $ 70,00 hoje R$700,00... Cadê o PT com a fome zero??... Certa vez vi o presidente americano Barack Obama dizer que o Lula era o cara.. que cara? cara de bandido ou cara lavada? quando os produtores plantavam nao tinha valor e agora???!!! Fui produtor de leite, milho e feijao... Hoje só estou produzindo café... e lembrem-se: a crise não é só do feijão e milho, tambem é do leite... o Brasil nao tem leite por isso os preços do leite estao subindo muito... Agora chame o "cara" para socorrer o Brasil da fome... as iniciais do PT está errada, deveria ser "pv", partido dos vagabundos...

    6
    • Cânhamo Weed Barretos - SP

      Como assim cara? Mercado externo e mercado interno. Alta do dólar, importação e exportação. Climas adversos no Brasil. Mercado futuro.

      Me diga o que tudo isso tem de a ver com o Lula? Santa ignorância.

      36
    • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

      Seu idiota a crise do feijao nao tem nada a-ver com mercado externo, Que grau de escolaridade vc. tem pra diser "ingnorancia" vc. produz alguma coisa de mercado? si nao vai plantar...

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      WEED para começar você e' covarde porque se esconde atras de nome fajuto---O Lula tem a ver sim porque foi ele quem botou a incompetente da Dilma no lugar que por torrar dinheiro a torto e direito nao sobrou para fazer estoque regulador de feijao e milho.

      0
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      LULA TEM CULPA SIM, APREGOOU SOBRE COMBUSTIVEL LIMPO,DIRECIONOU NO PRÉ SAL SÓ P ROUBAR,ABANDONARAM A CONAB,SUCATEARAM OS ARMAZENS E SEMPRE DIZIAM,É MELHOR IMPORTAR DO QUE FINANCIAR A AGRICULTURA, AINDA QUEO MUNDO PRODUZ MUITO TIGO,POIS SE DEPENDER DE ALGUÉM DA MINHA FAMILIA P PLANTAR TRIGO, SEMPRE COM ALTO RISCO DO TEMPO E QUANDO COLHIAMOS BEM, NÃO TINHA COMPRADOR, IMPORTAVAM UM MES ANTES DA COLHEITA, SÓ P FERRAR......QUANDO UM CIDADÃO ESTUDADO VOTA NUM ANALFABETO, IGNORANTE E LADÃO SÓ PODE DAR NISSO.....AINDA VAI TER INTERVENÇÃO MILITAR P ARRUMAR ESSA CASA

      0
  • MARCELO LUCAS DA SILVA VILHENA - RO

    A grande mídia, que sempre nos atacava, que agora ajude a divulgar que o PT e sua trupe irão disponibilizar feijão para o povo, pois doaram o que nós tinhamos em estoque, e, portanto, eles devem ter a solução... A população deve procurar feijão nos diretórios desses partidos (PT/PSOL/PCdoB/Rede) que, com certeza, eles saberão como disponibilizar o alimento para o povo... Deixando a ironia de lado, vamos deixar claro: Isso é fruto dessa politica socialista, assistencialista, bolivarianista/petista/lulista..... O produtor, que suou para produzir seu feijão, tenho certeza que fome não irá passar, mas o "bolsista" que se acostumou a esperar tudo de mão beijada agora terá que rebolar... Chegou a vez do trabalhador rural ser reconhecido... O Feijão é apenas um dos itens em falta na mesa do brasileiro, podem ter certeza que terão mais, infelizmente.

    5
    • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

      I. Agora "Dilma e Lula cade a fome 0" uma vez vi o presidente Americano diser o lu

      5
    • Jean Silva Lagoa Vermelha - RS

      PT podre doou nosso feijão para paises socialistas, agora falta para nos.

      2
    • João Paulo Pegoraro Luís Eduardo Magalhães - BA

      Pra quem gosta do PT, tá aí um aperitivo da Venezuela pra verem o que é bom!!!kkkkk

      0
    • WOLMAR FRIES Antônio Prado - RS

      E a agricultura familiar? Não tem produto nem para consumo próprio.

      0
    • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

      É o mst não falava nos enventos e na tv que produziam 70% do alimento no Brasil , cadê aquele padreco comunistinha , manda ele arrumar feijão , tinhamos que pegar estes defensores do aumento das areas indigenas e fazer eles irem comer minhocas com os indios ! O Brasil esta deste jeito porque estes imbecis não deixa o pais caminhar para frente... Chega de tanta trapalhada !!!

      0
    • Geraldo Pelacani Umuarama - PR

      O pior é que tem muito jovem e muito intelectual velho apoiando esse verdadeiro culto a miséria e mediocridade humana. Pois enquanto for praticada essa Politica Econômica RETRÓGRADA ´POPULISTA BOLIVARIANA INVOLUTIVA NEF TERCEIRO-MUNDISTA, onde as premissas são o APARELHAMENTO DO ESTADO, a CORRUPÇÃO e os DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS, o País e o seu Povo nunca sairão da linha da miséria. A esquerda é boa para duas coisas: Organizar manifestações na rua e desorganizar a economia.

      2