Em Sumaré (SP), cerca de 800 mil pés de tomate foram arrasados pela chuva forte e queda de granizo
O forte temporal que atingiu a região de Sumaré, no interior de São Paulo, essa semana afetou severamente as lavouras de tomate. Do total de mais de 2 milhões de plantas, cerca de 800 mil plantas tiveram perda total e em torno de 300 mil apresentaram perdas parciais. Os agricultores estavam iniciando a colheita e a queda de granizo acabou comprometendo a qualidade dos frutos.
De acordo com o produtor rural do município, Gerson Stein, a maioria dos agricultores tinha seguro das áreas. “Porém, o valor assegurado não deverá cobrir os custos, pois com a recente disparada do dólar, os custos subiram e estão acima dos valores que haviam sido assegurados. E dependendo da avaliação, o produtor irá ficar com boa parte desse prejuízo”, diz.
Embora o clima estivesse desfavorável, as lavouras estavam se formando bem e a expectativa era de uma produção razoável. A estimativa era de um rendimento médio de 300 caixas (de 22 kg) por mil plantas, mas em anos de clima normal, a produtividade atinge 400 caixas (de 22 kg) por mil plantas.
Já os preços praticados estão próximos de R$ 45 a R$ 50 a caixa de 20 kg. “Mas depois dessa situação, não temos noção do que irá acontecer com os preços daqui pra frente. E no ano passado também tivemos problemas com a estiagem, o que acabou reduzindo a produtividade. Porém, nessa safra tivemos uma frustração na produção”, conclui o produtor.
0 comentário
Horti Resenha Podcast #74 - Embrapa faz recomendações para erradicação do moko da bananeira
IPFA: É tempo de melão e melancia - muita qualidade e variedades
Chuvas excessivas na África e época de demanda sazonal por festividades de fim de ano elevam preços do cacau
Abrafrutas celebra 10 anos de história ao promover a fruticultura brasileira no mundo
Futuros do cacau sobem mais de 5%
Programa Cacau SP será tema de debate em seminário do Instituto de Economia Agrícola